Contraste térmico gigantesco de até 40°C será registrado no Brasil; confira estados mais afetados

Enquanto estados ao sul estão registrando temperaturas mínimas negativas de -5°C, outros estados ao norte registram máximas de 35°C, o que sinaliza uma variação térmica de até 40°C.

O Brasil está registrando contrastes gigantescos de temperatura. Enquanto uma massa de ar polar muito intensa atua na região Sul, trazendo frio severo para a região, massas de ar quente e seco permanecem sobre a porção central e norte do país, ocasionando um aquecimento em diversos estados.

O INMET emitiu avisos de GEADA abrangentes para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com risco de perda de plantações. Além disso, há um aviso de onda de frio vigente que abrange não só estes estados como também o Paraná e boa parte do estado de São Paulo (exceto o norte paulista)

De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas mínimas nesta terça-feira chegaram a -5°C em cidades como São José dos Ausentes (RS), Bom Jesus (RS) e Bagé (RS). Previsões indicam que temperaturas similares continuarão sendo registradas nesta quarta-feira (02).

Previsão de temperaturas mínimas nesta quarta-feira.
Previsão de temperaturas mínimas nesta quarta-feira mostra temperaturas negativas (cores azuladas) sendo registradas em grande parte da região sul, com possibilidade de geadas abrangentes.

Enquanto essa intensa onda de frio atua na região Sul, outros estados estão registrando um aumento expressivo nas temperaturas.

Contraste término no Brasil pode chegar a até 40°C

Em uma grande porção do centro-norte do país, predominam massas de ar quente e seco, com alertas vigentes para baixa umidade relativa que trazem maior risco de incêndios florestais e problemas de saúde. Com a ausência de chuvas e a radiação solar intensa, as temperaturas estão subindo.

Previsão de temperaturas máximas nesta quarta-feira.
Previsão de temperaturas máximas nesta quarta-feira mostra valores de até 35°C se formando no centro-norte do país, com alguns municípios pontuais registrando máximas de até 36,5°C.

Em estados como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Maranhão, as temperaturas estão chegando a 35°C. Nesta última segunda-feira (30), as máximas chegaram a atingir mais de 36°C em cidades como Porto Nacional (TO), Pedro Afonso (TO) e São Felix do Xingu (PA).

Em outras palavras, enquanto o sul do país registra mínimas de -5°C, o centro-norte do país está registrando máximas de 35°C ou mais - o que representa um contraste térmico de 40°C dentro do território nacional.

O estado com maior contraste de temperatura está localizado no meio do caminho: trata-se de São Paulo. Desde o Litoral Sul do estado até a Região Metropolitana da capital, temperaturas inferiores a 10°C serão registradas, com mínimas de até 5°C.

Enquanto isso, o norte do estado está registrando máximas de quase 32°C, nos arredores de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Barretos. Isso significa que existe um contraste térmico de até 27°C dentro do território paulista.

Previsão de temperaturas nesta quarta-feira durante a tarde.
Previsão de temperaturas nesta quarta-feira durante a tarde ilustra grande contraste térmico em São Paulo, com temperaturas inferiores a 10°C no sul e superiores a 30°C no norte do estado.

Com esse grande contraste térmico dentro do Brasil, é importante conferir as temperaturas mínimas e máximas que estão sendo previstas para o seu município específico ao longo dos próximos dias. Assim você não será pego de surpresa pelo calor ou pelo frio. Para isso, confira as previsões disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com.