Como será o tempo nesta semana na Região Sul sob influência da massa de ar polar

Uma intensa massa de ar polar está avançando pelo país e fazendo as temperaturas caírem de maneira significativa, ocasionando geadas tardias no Sul. O frio intenso pode persistir até a sexta-feira.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa nesta segunda-feira de tarde.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa nesta segunda-feira de tarde mostra a presença de uma intensa massa de ar frio avançando por diversas regiões do Brasil, inclusive o Sul.

Uma massa de ar frio avançou pela região Sul ao longo dos últimos dias e fez as temperaturas caírem de maneira muito expressiva - tanto no Rio Grande do Sul quando em Santa Catarina e no Paraná. Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram temperaturas mínimas próximas dos 4°C.

Durante a madrugada desta segunda-feira, diversos municípios registraram temperaturas mínimas próximas dos 4°C, como Vacaria (RS) - que chegou a uma mínima de 3,6°C - além de Lages (SC) e São Mateus do Sul (PR), com ocorrência de geadas pontuais em diversos municípios.

Esse frio de inverno é pouco comum durante o mês de outubro, já que ao longo da Primavera as temperaturas tendem a subir. Ainda assim, ondas de frio tardias como essa não são inéditas na história do país e já aconteceram antes, embora sejam raras.

Semana com clima de inverno no Sul

O resultado, no entanto, é que esta semana será atípica e apresentará um clima similar ao observado durante o período de inverno, com temperaturas baixíssimas sendo registradas ao longo de toda a região Sul.

Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira.
Previsão de temperaturas mínimas na terça-feira mostram temperaturas mínimas de 4°C na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, sinalizando possibilidade de geadas.

Durante a madrugada e a manhã desta terça-feira (21), as temperaturas mínimas ainda estarão alcançando valores inferiores a 10°C em praticamente toda a região Sul, com alguns municípios registrando mínimas de até 4°C.

Isso sinaliza que ainda haverá condições para formação de geadas pontuais nesta terça-feira, especialmente na região da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense.

Ao longo da quarta-feira (22) e da quinta feira (23), as temperaturas vão se elevar gradualmente. Alguns municípios ainda podem registrar mínimas abaixo dos 10°C, mas geadas se tornam improváveis em toda a região Sul e não devem mais ocorrer a partir de quarta.

Previsão de temperaturas mínimas no sábado durante o início da manhã.
Previsão de temperaturas mínimas no sábado durante o início da manhã mostra que nenhum município da região Sul estará registrando temperaturas mínimas abaixo dos 10°C.

Conforme as temperaturas se elevam, já na sexta-feira (24), alguns poucos municípios do Rio Grande do Sul e do norte do Paraná podem voltar a registrar temperaturas acima dos 30°C durante a tarde. No sábado (25), nenhum município estará registrando temperaturas mínimas abaixo dos 10°C durante a madrugada e a manhã.

Em outras palavras, já no final de semana as temperaturas na região sul estarão voltando para patamares mais quentes, dando um fim à onda de frio que afeta a região. Ainda assim, até lá, o resultado dessa massa de ar frio será uma semana extremamente fria.

Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 20 e 27 de Outubro.
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 20 e 27 de Outubro (modelo ECMWF) mostra que uma onda de frio afetará todo o Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil nesta semana.

E não é só a região sul que será severamente afetada pelo frio ao longo dos próximos dias. Como é possível observar na imagem acima, praticamente toda a região Sudeste também registrará temperaturas extremamente baixas, com risco inclusive de geadas pontuais.

Além disso, a região Nordeste também será afetada pelo frio intenso, assim como alguns estados da região Norte. Claro, o frio não será tão intenso quanto o registrado no Sul e no Sudeste, e não há risco de geada nestas regiões. Mas ainda assim, a queda das temperaturas formará um evento raro de friagem no mês de Outubro.