Como será o tempo durante o Natal em todo o Brasil

Durante as principais datas festivas de fim de ano há potencial para chuvas intensas, sendo no Natal no Centro-Norte do país e no réveillon no Centro-Sul, ambos atingindo o Sudeste. Confira os detalhes.

chuva, Natal
Chuvas se mantêm no Centro-Norte do país ao longo do Natal, levando potencial para temporais no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste.

O padrão de distribuição da precipitação nos dias 24 e 25 deste mês será bastante semelhante ao observado nos últimos dias, com chuvas concentradas no Centro-Norte do país, com tempo mais firme no Centro-Sul. Mesmo com chuvas ocorrendo de forma isolada, há potencial para temporais e elevados volumes em um curto período de tempo.

Região Sul

Tanto o dia 24 quanto o 25 serão de tempo firme e ensolarado em praticamente toda a Região, com céu nublado e possibilidade de chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná, principalmente durante o Natal, quando o circulação de leste passa a ser mais efetiva, ocorrendo de forma mais perpendicular à costa. Destaque também para as temperaturas elevadas, que atingem valores entre 26 e 30°C nos três estados.

Região Sudeste

Devido a atuação de uma frente fria costeira na altura do Rio de Janeiro, umidade se organiza em boa parte da Região. Previsão de tempo nublado para o norte e leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais, com exceção para o norte do estado, para ambos os dias 24 e 25.

Chuvas de moderada intensidade já ocorrem no início da manhã da véspera de Natal na região metropolitana de Belo Horizonte, sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

A partir do meio da tarde, há potencial para pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, deixando em alerta para transtornos em todo o território carioca, capixaba, litoral norte paulista, centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiros. Restante do estado de São Paulo, segue com tempo mais firme e ensolarado. Tempo nublado nas áreas mais ao leste e com possibilidade de chuva isolada no fim do dia na região metropolitana de São Paulo.

No Natal, chuvas isoladas e de fraca a moderada intensidade já no início da manhã no centro-sul mineiro e no Rio de Janeiro. Entre o meio e o fim da tarde, há alerta para temporais e chuvas volumosas nessas mesmas áreas com a inclusão do litoral norte paulista e no Triângulo Mineiro.

Regiões Norte e Centro-Oeste

O mesmo comportamento se observa para ambos os dias 24 e 25. Tempo nublado em boa parte dessas regiões, com tempo firme e ensolarado somente na metade sul do Mato Grosso do Sul. A partir do meio da tarde, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais. Chuvas mais abrangentes e volumosas se concentram no norte do Mato Grosso, em Rondônia e no Amazonas.

Região Nordeste

Também o mesmo padrão ocorre nos dias 24 e 25. Sol entre poucas nuvens em toda a faixa leste, sem ocorrência de chuva. Tempo firme e ensolarado em praticamente todo o norte e interior da Região, com previsão de chuvas de moderada à forte intensidade a partir da tarde no oeste da Bahia, estado do Maranhão e no centro-sul do Piauí, podendo atingir as capitais São Luís e Teresina, que nessas localidades, pela manhã, o sol aparece entre muitas nuvens, não descartando a ocorrência de chuvas isoladas.