Como o tempo irá se comportar até o meio da semana?

As condições do tempo volta a dividir o Brasil, com umidade mais concentrada na metade norte do país e tempo mais seco no Centro-Sul.

Chuvas voltam a se concentrar no norte do país e, no sul, volta a fazer calor.

Uma frente fria que chegou ao Sul do Brasil na última quinta-feira (12) avançou em direção ao Sudeste neste fim de semana, provocando muita chuva no litoral paulista neste domingo (15), com acumulados que superaram os 150mm, em 24h, entre Santos e o sul do estado do RJ. Já no Sul, o predomínio foi de tempo firme, ensolarado e com temperaturas mais amenas que trouxeram uma sensação de frio pela manhã e noite. A partir desta segunda-feira (16), as condições do tempo voltam a mudar.

Previsão do tempo para a segunda-feira

A semana começa com chuvas concentradas na metade norte do país. Mesmo com o afastamento e enfraquecimento da frente fria, o tempo se mantém instável no Sudeste. Nesta segunda-feira (16), o sistema frontal se encontra entre o ES e o sul da Bahia, deixando o tempo nublado e com chuva a qualquer hora dia, intercalando com períodos de melhoria. A partir da tarde a chuva tende a diminuir de intensidade.

Bastante nebulosidade também sobre o estado de MG e metade norte de SP, onde pela manhã de fraca a moderada intensidade e, na parte da tarde, se observa uma diminuição gradativa e interrupção da chuva. As temperaturas ficam amenas em todo o Sudeste, devido aos ventos que sopram de leste e de sudeste, que acabam, também, transportando umidade e deixando o tempo nublado e chuvoso em todo o leste da Região.

Previsão do acumulado de chuva da segunda-feira (16) pelo modelo europeu ECMWF.

No Sul do Brasil o predomínio é de tempo firme com pouca nebulosidade. Há previsão de chuva somente na faixa leste que vai do sul de SC até o PR, que ocorre ao longo do dia de fraca a moderada intensidade. No RS, começa a se observar um aumento das temperaturas, porém não há previsão de calor.

Nas demais regiões a previsão é de chuva, com tempo firme somente no interior do Nordeste. No Centro-Oeste, as chuvas da manhã perdem intensidade e ocorrem de forma mais esparsa a parir da tarde, se concentrando mais na metade norte dos estados do MT e de GO. Já na faixa norte do Nordeste, o tempo fica nublado e bastante chuvoso devido à presença da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT.

Previsão para terça-feira e quarta-feira

Nesta terça-feira (17) a massa de ar seco e frio que está sobre o Sul do Brasil, se desloca para o oceano contribuindo para a mudança da direção dos ventos, que passam a soprar de quadrante norte, provocando o aumento da temperatura e o retorno do calor, principalmente, no RS e no oeste dos estados do PR e de SC. Já na faixa leste que vai de Florianópolis até o litoral paranaense, a previsão é de tempo nublado e chuva fraca a moderada ao longo do dia.

Acumulado de chuva de segunda-feira (16) até a quarta-feira (18) a noite, previsto pelo modelo europeu ECMWF.

Em toda a faixa do Sudeste a condição do tempo é a mesma e, no restante da Região a previsão é bastante nebulosidade e chuva à tarde, que ocorrem também em todo o Centro-Oeste. No Nordeste as chuvas se mantêm na faixa norte e ganham intensidade entre o Porto Seguro e Salvador.

Na quarta-feira (18), o tempo fica mais seco e quente no Centro-Sul, com previsão de chuva somente para o noroeste do PR, estado do MS e leste de MG e ES. No Norte e Nordeste as chuvas diminuem a abrangência no norte da Região, ocorrendo desde o Piauí até o Amapá. Essa condição se mantém até a sexta-feira (20), quando é previsto o retorno das chuvas para a Região Sul.