Ciclone, ZCAS e muita chuva no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais

A formação de um ciclone contribui para o estabelecimento da umidade no centro-norte do país e para a formação de ZCAS. Alerta de chuvas volumosas com potencial para alagamentos e deslizamentos no Espírito Santo, norte de Minas Gerais e no sul da Bahia.

zcas
Formação de ciclone e estabelecimento da ZCAS. Alerta de chuvas volumosas no ES e em parte de MG e da BA. Ciclone influencia o tempo no S e no SE.

No início desta semana a atuação de um cavado entre o norte do Sudeste e o sul do Nordeste, juntamente com a atuação da Alta Bolívia, vem proporcionando chuvas de moderada intensidade e de forma persistente, principalmente na porção centro-leste do Sudeste, onde foram registrados no período de 48 horas volumes próximos de mais de 100 mm na região metropolitana de Belo Horizonte de mais de 60 mm no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, segundo as estações do Inmet.

Nos próximos dias, esse padrão continua com o estabelecimento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o tempo chuvoso e deixa alertas para o norte mineiro, o território capixaba e o sul baiano. Além disso, há a formação de um ciclone que ajuda a sustentar essa convergência de umidade.

Volume de um mês em 72 horas

Chuva constante de até forte intensidade e risco potencial para transtornos no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia. Nas próximas 72 horas, há a previsão de acumulados de 150 a 200 mm nessas áreas, o que equivale ao volume esperado para o mês de dezembro.

Nesta quarta-feira (08), as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, com núcleos mais intensos ocorrendo de forma isolada no período da tarde, com maior probabilidade de atingir o norte capixaba e o sul baiano. Durante a noite e a quinta-feira (09) é esperada precipitação mais intensa, que pode resultar em alagamento, inundação e deslizamento de encostas.

Na sexta-feira (10), devido ao deslocamento mais para o norte da zona de convergência, as chuvas diminuem em Minas Gerais e no Espírito Santo, e se espalham pelo território baiano, com precipitação de moderada a forte intensidade ocorrendo durante a tarde e à noite.

Ciclone influencia o tempo no Sul e no Sudeste

A formação do ciclone possibilita o escoamento de leste-sudeste mais efetivo desde o leste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, sendo mais perpendicular à costa na Região Sudeste.

Assim, nesta quarta-feira (08), o sol aparece entre nuvens no leste gaúcho e catarinense, com céu mais fechado no leste do Paraná, onde há possibilidade de chuvisco no período da manhã. Já na costa paulista e no Rio de Janeiro, bastante nebulosidade e chuva fraca na primeira parte do dia. A partir da tarde, há previsão de chuva moderada no território fluminense e pancadas no sul mineiro e no nordeste de São Paulo.

ventos, ciclone
Os ventos não provocam transtornos. Na noite desta quarta-feira (08) é o quando há maior intensidade prevista para o Sudeste, que não deve passar dos 50 km/h.

Na quinta-feira (09) e na sexta-feira (10), o ciclone já se encontra formado e mais ao sul da sua origem, ficando mais afastado do continente. Por conta disso, os ventos não transportam umidade de forma tão efetiva e, apesar da nebulosidade, o tempo fica mais firme com surgimento do sol ao longo do dia. Somente no Rio de Janeiro, o céu fica mais nublado e há previsão de chuva fraca e isolada na tarde de quinta-feira.

ciclone
Mesmo com o deslocamento do ciclone para sul e uma certa proximidade com o continente, não há potencial para ventos intensos, que atingem o seu máximo de 55 km/h para a Região Sul na sexta-feira.

No restante, o sistema ciclônico não apresenta risco com ventos fortes ou agitação marítima intensa. O sistema nasce como extratropical e evolui para características próximas de subtropical, mas não se classificando como um.