Ciclone se afasta e massa de ar polar chega ao Brasil nas próximas horas; confira a previsão

Após a passagem de um ciclone intenso, uma forte massa de ar polar chega ao Brasil nas próximas horas. As temperaturas entram em forte declínio, com previsão de temperaturas negativas e geada generalizada.

O mês de julho termina da mesma forma que começou: com muito frio e geadas em diversas regiões do Brasil.
O mês de julho termina da mesma forma que começou: com muito frio e geadas em diversas regiões do Brasil.

O ciclone formado no último fim de semana provocou chuva volumosa no Rio Grande do Sul, com acumulados expressivos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a precipitação superou os 100 mm nas últimas 48 horas em cidades como Caçapava do Sul, Dom Pedrito e Canguçu, na metade sul do estado, conforme já havia sido alertado pela Meteored | Tempo.com.

Precipitação acumulada nas últimas 48h em estações oficiais do INMET. Créditos: INMET.
Precipitação acumulada nas últimas 48h em estações oficiais do INMET. Créditos: INMET.

De acordo com a Defesa Civil, pelo menos três municípios registraram danos causados pela chuva ou ventos fortes. Em Cachoeira do Sul, no centro do estado, a BR-153 foi sinalizada após a pista ficar parcialmente alagada. Em Piratini e Rio Grande, houve queda de árvores devido às rajadas intensas.

Sinalização da BR 153, em Cachoeira do Sul, devido às fortes chuvas. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cachoeira do Sul.
Sinalização da BR 153, em Cachoeira do Sul, devido às fortes chuvas. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cachoeira do Sul.

Ao longo desta segunda-feira (28), o ciclone começa a se deslocar para leste, em direção ao oceano Atlântico. Sua frente fria avança sobre o Sudeste, enquanto uma intensa massa de ar polar se instala, trazendo risco de geadas em várias regiões. Confira os detalhes.

Terça-feira com declínio acentuado na temperatura e alerta de geada

Nesta segunda-feira (28), as temperaturascomeçam a cair no Sul do país, mas é na madrugada de terça-feira (29), o ar polar ganha força. A Serra Catarinense será a região mais fria, com mínimas abaixo de 0°C em São Joaquim (SC). Já temperaturas abaixo de 5ºC são previstas para uma extensa área:

  • Campanha, Centro e Nordeste do Rio Grande do Sul (incluindo a Serra)
  • Serra e centro-sul de Santa Catarina
  • Centro-Sul, Sudeste e Região Metropolitana do Paraná
  • Região de Itapetininga, no sul de São Paulo

Nessas áreas, há potencial para geada, especialmente onde o céu estará limpo e o vento fraco, como na Campanha Gaúcha, Centro do RS, Centro-Sul do Paraná e entorno de Curitiba.

Previsão de temperatura mínima terça-feira (29), de acordo com o ECMWF. O horário corresponde às 7h do horário de Brasília.
Previsão de temperatura mínima terça-feira (29), de acordo com o ECMWF. O horário corresponde às 7h do horário de Brasília.

O frio, porém, não ficará restrito somente à região Sul. Os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também sofrerão um declínio acentuado nas temperaturas, com mínimas entre 7°C e 10°C. As temperaturas máximas para terça-feira (29) não passam dos 16°C na maior parte do centro-sul do Brasil.

Quarta-feira será de temperaturas negativas no Sul e Sudeste, com geada generalizada

Na quarta-feira (30), o frio se intensifica ainda mais. Estão previstas temperaturas de até -3°C nas regiões Serranas do Sul. Em pontos do centro de Santa Catarina e Centro-Sul do Paraná, os termômetros também poderão marcar valores próximos ou abaixo de 0°C. Com céu limpo e ventos calmos ao amanhecer, geada generalizada é esperada.

Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (30), de acordo com o ECMWF. O horário corresponde às 7h do horário de Brasília.
Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (30), de acordo com o ECMWF. O horário corresponde às 7h do horário de Brasília.

Além disso, há previsão de temperaturas negativas também nas regiões montanhosas do sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com temperaturas de até -2°C. Os destaques são:

  • Mínima de 8°C em São Paulo capital e até 6°C na Região Metropolitana e sul paulista
  • Mínimas entre 1°C e 4°C no Sul de Minas Gerais
  • Mínimas abaixo de 5°C na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro
  • Mínimas abaixo de 7°C na região Serrana do Rio de Janeiro
Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (30) no Sudeste, de acordo com o ECMWF. O horário corresponde às 7h do horário de Brasília.
Previsão de temperatura mínima nesta quarta-feira (30) no Sudeste, de acordo com o ECMWF. O horário corresponde às 7h do horário de Brasília.

previsão de geada generalizada na quarta-feira (30) em todas essas áreas com temperaturas abaixo de 5ºC, uma vez que as condições serão ideias.

Frio extremo e fora do comum no Sudeste

No Sudeste, o declínio das temperaturas previsto para quarta e quinta-feira (31) representará um frio extremo para a região. Isso pode ser visto através do índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF, modelo de confiança da Meteored.

EFI do ECMWF para temperatura mínima nesta quarta-feira (30). Créditos: ECMWF.
EFI do ECMWF para temperatura mínima nesta quarta-feira (30). Créditos: ECMWF.

Esse índice mostra o quanto a previsão difere da climatologia do modelo. Assim, apesar das temperaturas mais baixas serem no Sul, o frio será mais incomum no Sudeste, onde temperaturas inferiores a 6°C são raras nesta época do ano.

Na tarde de quarta-feira (30), as máximas sobem ligeiramente, e o amanhecer de quinta-feira (31) ainda será gelado. O frio persistirá nas regiões Sul e no leste do Sudeste, com mínimas abaixo de 10°C. Populações vulneráveis e autoridades devem permanecer em alerta para minimizar os impactos do frio intenso.