Ciclone extratropical vai ajudar no frio e nas chuvas intensas no Sudeste a partir desta quarta, 29; saiba o que esperar

Um ciclone extratropical e sua frente fria associada se formarão a partir de quarta-feira, trazendo tempestades com raios para o centro-sul do país e fazendo as temperaturas caírem nos últimos dias de Outubro.

Previsão de nebulosidade, ventos, pressão e chuva no final da quarta-feira.
Previsão de nebulosidade, ventos, pressão e chuva no final da quarta-feira mostra a caracterização de um ciclone com centro na altura da região Sul e sua frente fria sobre o Sudeste.

Neste momento, um sistema frontal está causando chuvas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil - com destaque para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde chove de maneira mais significativa.

O sistema organiza a circulação de ventos e umidade de maneira que, ao longo da terça-feira (28), chuvas continuem sendo observadas em São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas também atinjam Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.

Ciclone se forma na quarta-feira

A partir de quarta-feira (29), um cavado (região de baixa pressão) começa a se aprofundar e se transforma em um novo ciclone extratropical, com centro na altura da Região Sul. sua frente fria associada estará afetando o país especialmente na região Sudeste.

Previsão de densidade de raios na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na quinta-feira durante a tarde mostra estados que serão mais afetados pelas tempestades. Outros locais podem registrar chuvas mais fracas.

O sistema ajudará a formar pancadas de chuva e tempestades com raios sobre estados do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo da quinta-feira (30). Entre eles, estão:

  • São Paulo (chuvas ocorrem na maior parte do estado, mas as tempestades mais fortes atingem apenas municípios mais ao norte)
  • Minas Gerais (desde o Alto Paranaíba até a capital Belo Horizonte)
  • Rio de Janeiro (pancadas localizadas)
  • Espírito Santo (sul do estado)
  • Mato Grosso do Sul (especialmente norte do estado)
  • Goiás (desde o sul do estado até a capital Goiânia)
  • Mato Grosso (pancadas podem se formar em grande parte do estado devido ainda a outros fatores além da frente fria).

Estes mesmos estados continuarão registrando pancadas de chuva ao longo da sexta-feira (31), o que faz com que o mês de Outubro termine com chuvas expressivas na porção central do país. Pontualmente, os acumulados totais de chuva podem chegar a valores entre 100 mm e 150 mm, como é possível observar abaixo:

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da sexta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da sexta-feira mostra regiões que serão mais afetadas pelas chuvas ao longo da semana e dos últimos dias de Outubro.

Além disso, o sistema impulsionará a entrada de uma massa de ar frio sobre grande parte do país já a partir desta quarta-feira.

Nova massa de ar frio faz temperaturas caírem

Ao longo da quarta-feira (29), uma massa de ar frio avança por toda a região Sul (RS, SC e PR) e chega também a São Paulo e Mato Grosso do Sul. Como resultado, estes estados registrarão uma queda expressiva nas temperaturas.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na sexta-feira.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa na sexta-feira mostra uma massa de ar frio avançando pelos Estados de RS, SC, PR, SP e MS, chegando também a partes de MG, RJ, MT e GO.

Parte do Rio de Janeiro (especialmente o sul fluminense), o sul do Mato Grosso e também o sul de Goiás podem registrar uma leve queda nas temperaturas, assim como o sul e oeste de Minas Gerais. A massa de ar frio permanecerá relativamente estacionária sobre esta região até a sexta-feira (31).

Temperaturas abaixo de 10°C podem ser registradas na serra gaúcha e na serra catarinense entre a quarta-feira (29) e a quinta-feira (30). No entanto, as temperaturas não devem cair abaixo dos 5°C. Com isso, apesar do frio expressivo, NÃO há previsão de ocorrência de geadas na região Sul.

Em outras palavras, embora o frio não seja extremo, o mês de outubro terminará com temperaturas abaixo da média no centro-sul do país, acompanhadas de tempestades expressivas especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.