Ciclone extratropical traz risco de tempestade severa para 11 estados em 4 regiões no Dia das Crianças; confira alertas
O dia das crianças será marcado pela presença de um ciclone extratropical que traz riscos de tempestades severas espalhadas por 4 regiões brasileiras. Ao todo 11 estados vão ficar em alerta.
- Veja também: Alerta de tempestades severas no Sul do Brasil no Feriado de Nossa Senhora; confira a previsão

O final de semana será marcado pela mudança no tempo sobre boa parte do centro-sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A formação de um ciclone extratropical — isto é, um centro de baixa pressão que surge em latitudes médias — prevista para ocorrer no domingo (12), traz riscos de tempestades severas em 11 estados brasileiros espalhados por quatro regiões.
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Rondônia
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
Os alertas começam a valer neste Dia das Crianças (12), com o avanço do sistema sobre áreas da Região Sul. Até lá, haverá a presença de nebulosidade, mas as chuvas permanecem isoladas, conforme indica a previsão do tempo. Confira os detalhes do final de semana a seguir.
Mudança no tempo ocorre neste sábado
As mudanças no tempo estão previstas para começar nas primeiras horas da madrugada deste sábado (11), com o aumento da nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul. Contudo, ainda não há previsão de chuva para o estado nesse primeiro momento.

O tempo ficará mais fechado durante a madrugada e manhã em faixas que se estendem desde o leste de Santa Catarina até o Espírito Santo, além de grande parte do interior mineiro, onde há previsão de chuva isolada.
No Centro-Oeste, o amanhecer será de tempo parcialmente nublado, enquanto na Região Norte estão previstas chuvas no oeste do Amazonas. O perigo aumenta no período da tarde, quando as precipitações se espalham por áreas do Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com chances de chuvas intensas e trovoadas.

Situação semelhante é prevista para a Região Sudeste. No decorrer da tarde, as chuvas ganham intensidade e podem vir acompanhadas de descargas elétricas. As áreas com maior risco de transtornos ficam em São Paulo e no sul de Minas Gerais, devido aos volumes mais elevados de precipitação.
Ciclone extratropical se forma no domingo
A formação de um ciclone extratropical sobre a costa da Argentina vai trazer riscos de tempestades severas para diversos estados brasileiros, conforme o sistema avança pelo território. Já nas primeiras horas do domingo (12), tempestades são previstas para o sudoeste e oeste gaúcho, especialmente nas regiões de Alegrete/RS e São Borja/RS.
No amanhecer, a frente fria associada ao ciclone continua atuando sobre o Rio Grande do Sul, mas já avança para Santa Catarina, oeste do Paraná e o extremo sul do Mato Grosso do Sul, sempre acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento.

Ao longo da tarde de domingo (12), o sistema mantém o risco de chuvas intensas e tempestades severas. A frente fria segue sua trajetória e deixa vários estados com tempo instável. As precipitações vão se estender por uma ampla faixa entre o Amazonas e o Rio Grande do Sul, passando também pelo Centro-Oeste e São Paulo.
Toda essa região ficará em estado de atenção durante o domingo (12), devido ao risco de tempo severo, com possibilidade de chuvas intensas, queda de granizo e ventos fortes.

Os municípios do norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e grande parte do Paraná apresentam maior potencial para registrar transtornos, como alagamentos, quedas de árvores, corte de energia elétrica e granizo.
Segunda-feira com chuvas espalhadas pelo Brasil
O início da próxima semana ainda será marcado pela presença de uma frente fria, que afeta com mais intensidade o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, originando um canal de umidade sobre estas áreas. Com isso, a previsão indica pancadas de chuva ao longo de todo o dia.

As manhãs serão marcadas por chuvas mais fortes entre São Paulo e o centro-oeste do Mato Grosso, inclusive na capital Cuiabá/MT. No decorrer da tarde, as precipitações avançam para Minas Gerais, com riscos de tempestades em todo o estado.
O mesmo cenário é previsto para Goiás, Mato Grosso do Sul e oeste do Amazonas, onde os modelos indicam altos volumes de água precipitável durante a tarde da segunda-feira (13).

Os maiores volumes de chuva ficam concentrados sobre o centro-sul do Brasil. Em localidades pontuais do Paraná, os acumulados podem alcançar 100 mm. Nas demais áreas da faixa entre Rio Grande do Sul e sul do Mato Grosso, incluindo São Paulo e Minas Gerais, os volumes variam entre 10 e 60 mm.