Ciclone e frente fria trazem fortes mudanças nas próximas horas para o RS

Chuvas se formarão em todo o estado gaúcho, trazendo riscos de transtorno para a população entre a quarta e a quinta-feira. Após sua passagem, as temperaturas caem de maneira drástica.

Um ciclone e sua frente fria associada estão se formando na altura do Rio Grande do Sul e trazem uma mudança no tempo significativa para o estado. O sistema atuará sobre o Brasil entre o final desta quarta-feira (16) e a sexta-feira (18), com as chuvas mais fortes se formando na quinta-feira (17).

No final desta quarta-feira, as chuvas já estarão se formando na maior parte do estado gaúcho, afetando especialmente o sudoeste rio-grandense, onde há risco de tempestades fortes, ventos intensos e queda de granizo na quinta-feira, de acordo com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

No restante do estado, chuvas de menor volume se formam entre a quinta e a sexta-feira, mas ainda assim podem causar transtornos para a população. Ao total, há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, estragos em plantações e alagamentos.

Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo ilustra regiões que serão mais atingidas pela chuva. Apesar de causar transtornos, os acumulados não serão extremos.

Como podemos observar acima, boa parte de Santa Catarina e do sul e sudoeste do Paraná também serão atingidos pelas chuvas nesta quinta-feira, mas os acumulados serão baixos e o sistema não deve causar transtornos fora do Rio Grande do Sul.

Frente fria causa queda das temperaturas

Além disso, após a chuva, uma massa de ar frio entra no estado e faz as temperaturas caírem novamente, não só no Rio Grande do Sul como também em Santa Catarina, Paraná e até mesmo parte do Sudeste, como já havia sido previsto anteriormente.

Previsão de anomalias de temperatura a 850 hPa nesta sexta-feira de madrugada.
Previsão de anomalias de temperatura a 850 hPa nesta sexta-feira de madrugada ilustra o avanço de uma massa de ar frio pela região sul, que fará as temperaturas caírem novamente.

As temperaturas caem gradualmente a partir da sexta-feira (18), quando os termômetros já podem marcar mínimas de 3°C durante a madrugada em grande parte de Santa Catarina e do Paraná, ocasionando geadas em diversos municípios.

No sábado (19), com a dissipação da nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, os termômetros podem chegar a marcar mínimas de 3°C e ocasionar geadas também no Rio Grande do Sul. O frio continua similar durante o domingo (20).

Previsão de temperaturas mínimas no sábado.
Previsão de temperaturas mínimas no sábado mostra que diversos municípios em toda a região sul registrarão temperaturas de até 3°C, o que pode ocasionar ocorrência de geadas.

Ainda assim, vale notar que não há previsão de temperaturas negativas. A onda de frio desta semana não será tão intensa quanto as ondas que foram registradas em Junho, um mês bastante atípico com chuvas torrenciais e frio extremo.

Esse clima mais ameno de Julho vai de acordo com previsões climáticas emitidas pela no mês passado pela METEORED | Tempo.com, mas esta frente fria sinaliza uma possível mudança no padrão climático que ocorrerá entre o final de Julho e Agosto.