Ciclone provoca mudança do tempo em SP e no RJ nesta semana; confira a previsão

Um ciclone impulsionará uma massa de ar frio pelo país. Embora não seja tão intensa quanto as registradas em Junho, essa massa será capaz de intensificar o frio em parte da região Sudeste.

Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo
Previsão de acumulados totais de chuva até o domingo mostram que o estado mais afetado pelo ciclone é o Rio Grande do Sul, mas o tempo também mudará em outros estados.

Conforme previsto na semana passada, entre esta quarta-feira (16) e a quinta-feira (17), um ciclone deve se formar entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, afetando o tempo em parte do centro-sul do Brasil com chuvas, nebulosidade e frio.

Na quinta-feira (17), conforme o sistema se aprofunda, sua frente fria associada trará ventos fortes e tempestades para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados totais de chuva podem chegar a 50 mm. Chuvas mais fracas também se formam no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, onde os acumulados ficam abaixo dos 15 mm.

No Rio Grande do Sul, especialmente na região litorânea, as chuvas podem continuar ao longo da sexta-feira (18), mas o sistema não permanecerá estacionário sobre a região. Até o final do dia, o tempo volta a ficar mais firme e seco na região Sul.

Ciclone e frente fria também afetam o Sudeste

Ao longo da quinta-feira (17), o sistema traz ainda condições para formação de nebulosidade intensa em parte do Sudeste - especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, embora não seja capaz de formar chuvas significativas.

Previsão de nebulosidade na quinta-feira durante o início da tarde.
Previsão de nebulosidade na quinta-feira durante o início da tarde mostra que haverá condições para formação de nebulosidade em boa parte dos estados da região Sudeste.

A nebulosidade em si ajuda a trazer uma leve queda das temperaturas, e pode vir acompanhada de chuvisco / chuva fraca. Mas a massa de ar frio que avança pelo país logo na sequência é quem de fato fará as temperaturas caírem em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No sábado (19), essa massa de ar frio atingirá o sul e o leste de São Paulo, trazendo uma queda das temperaturas inclusive para a região metropolitana da capital e também para parte do Rio de Janeiro, como pode ser observado na figura abaixo.

Previsão de anomalias de temperatura no sábado durante a tarde.
Previsão de anomalias de temperatura no sábado durante a tarde mostra uma massa de ar frio atuando em parte de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde as temperaturas podem cair alguns graus.

No domingo (20), essa massa de ar frio atua com mais intensidade sobre o Rio de Janeiro, atingindo também parte de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo, causando uma queda das temperaturas também nestes estados.

Previsão de anomalias de temperatura no domingo durante a tarde.
Previsão de anomalias de temperatura no domingo durante a tarde mostra a massa de ar frio atuando sobre o Rio de Janeiro e chegando também a parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Vale notar, no entanto, que o frio previsto para este fim de semana não será tão intenso quanto as ondas de frio registradas ao longo de Junho, que causaram temperaturas extremamente baixas e até mesmo ocorrência de geadas no Sudeste.

Desta vez, as temperaturas na capital de São Paulo, por exemplo, chegam a 10°C de mínima (durante a madrugada) e 20°C de máxima (durante a tarde) - um frio significativo para a região, mas não extremo. Na capital do Rio de Janeiro, a mínima chega a 17°C e a máxima a 22°C no domingo (20). Não há risco de geadas.

Para conferir as temperaturas mínimas e máximas que estão sendo previstas para o seu município específico, não deixe de consultar as previsões específicas para a sua localidade que estão disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com.