Ciclogênese atinge o Sul do Brasil nas próximas horas: tempestades severas na madrugada de terça, 9
Tempestades severas serão registradas em diversos estados do Sul, com acumulados totais que podem chegar a valores de até 300 mm e rajadas de vento que ultrapassam os 100 km/h, causando grandes transtornos.

Ao longo desta segunda-feira (8), um ciclone extratropical começará a se formar na altura da região Sul, com uma frente fria atravessando o país ao longo de diversos estados. O sistema ocasionará pancadas de chuva não só na região Sul, como também no Sudeste e Centro-Oeste, incluindo:
- Rio Grande do Sul (especialmente o oeste do estado)
- Santa Catarina (especialmente o oeste do estado)
- Paraná (todo o estado registrará chuvas localizadas)
- São Paulo (todo o estado registrará chuvas localizadas)
- Mato Grosso do Sul (todo o estado registrará chuvas localizadas)
- Minas Gerais (especialmente no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas)
- Goiás (chuvas localizadas)
- Mato Grosso (chuvas localizadas)
Já durante o início da tarde desta segunda-feira (8), tempestades estão sendo registradas ao longo dessas regiões - com ocorrências de granizo pontual em diversos estados. Embora o potencial maior esteja no Rio Grande do Sul, granizo também foi registrado em outros estados, inclusive na capital paulista.

Previsões indicam que tempestades severas com chuva intensa e descargas elétricas (raios) continuarão se formando ao longo de toda a tarde e a noite desta segunda-feira (8), conforme é possível observar no mapa abaixo.
Essa situação traz grandes riscos para a população, inclusive danos em edificações, cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Até o final da segunda-feira (8), o sistema estará bem configurado sobre o país, como podemos observar no vídeo abaixo. O ciclone e sua frente fria continuarão formando chuvas intensas ao longo da terça-feira (9).

Chuvas fortes e pancadas de chuva continuarão se formando na madrugada de terça-feira (9) na região Sul, e também podem avançar pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste. Chuvas mais fracas e localizadas também podem ser registradas até a quarta-feira (10), conforme o sistema se afasta pelo Oceano Atlântico.
Acumulados totais ultrapassam os 300 mm
Até o final da quarta-feira (11), acumulados intensos de chuva terão sido registrados em todos os estados mencionados, com os valores totais ultrapassando os 100 mm de chuva especialmente no Rio Grande do Sul - nos municípios ao redor de Uruguaiana, previsões indicam acumulados de até 326 mm totais.

No entanto vale notar que, conforme o sistema se afasta longo da quarta-feira (11), rajadas de vento severas serão registradas no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e até mesmo no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Há risco altíssimo de queda de árvores, de objetos altos como placas e letreiros e de torres de transmissão de energia. Além disso, o vento pode causar danos em construções do litoral e movimentar dunas de areia sobre construções da orla.

Felizmente, já na quinta-feira (11) o sistema se afastará em direção ao oceano e deixará de afetar o tempo na região Sul, onde o tempo aberto, firme e seco volta a predominar. No entanto, os resquícios de sua frente fria ainda serão capazes de formar chuvas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste ao longo dos dias seguintes.
Por isso, não deixe de ficar atento aos avisos da Defesa Civil e do INMET, e também confira as previsões detalhadas e específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no website. Basta buscar pela sua cidade no topo do portal.