Chuvas volumosas voltam a ocorrer no PR, SC e MS e migram para o SE

Novos episódios volumosos de chuva voltam a ocorrer nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (04), migrando posteriormente para Região Sudeste. Há potencial para transtornos.

alerta, temporais, alagamentos, inundações
Alerta para chuvas intensas ainda para os estado do PR, SC e MS. Chuvas retornam para o Brasil Central e também ocorrem de forma intensa no CO e SE.

Nos últimos dias, o processo de formação de um ciclone extratropical proporcionou eventos de chuva bastante volumosos e temporais intensos na Região Sul. Esse risco se mantém para os próximos dias, deixando em alerta também parte da Região Sudeste.

Alertas e destaques para a sexta-feira

Nesta sexta-feira (04), uma nova região de cavado que se formou ao longo da madrugada, contribui para chuvas isoladas já no início da manhã no extremo oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina e no sul do Mato Grosso do Sul.

Ao longo da manhã, as instabilidades se espalham e atingem todo o Paraná, com risco de temporais e chuvas volumosas em todo o oeste, noroeste e sul do estado. Nas áreas do norte e centro-leste, o padrão ainda é isolado. Em Santa Catarina um padrão semelhante se espera, com chuvas mais intensas no meio-oeste e isoladas no restante do estado, atingindo também o extremo norte gaúcho. No Mato Grosso do Sul, as chuvas ficam restritas ainda ao sul e passam a ocorrer de forma isolada no leste do estado.

No período da tarde, as chuvas se mantêm com fraca a moderada intensidade em Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, boa parte de Minas Gerais, com exceção do Triângulo Mineiro, e no Mato Grosso, pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais passam a ocorrer a partir do meio da tarde.

À noite, o cavado sobre a Região Sul volta a se intensificar e novos episódios de chuvas intensas levam potencial para transtornos no meio-oeste de Santa Catarina, centro-sul e sudoeste do Paraná, se espalhando pelas demais regiões desses estados ao longo da madrugada e atingindo o sul do Mato Grosso do Sul e o oeste paulista.

Alertas e destaque para o fim de semana

No sábado (05) de manhã as chuvas de moderada à forte intensidade ainda ocorrem em todas as regiões paranaenses e catarinenses, no sul do Mato Grosso do Sul e no oeste paulista. Extremo norte e nordeste do Rio Grande do Sul, também passa a primeira parte do dia sob chuva fraca.

No período da tarde, o tempo instável se mantém sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná, porém as chuvas se tornam mais isoladas, mas ainda com potencial de temporais por volta do meio da tarde. No entanto, o destaque fica para as pancadas que podem ocorrer com forte intensidade e provocar transtornos em todo o Centro-Oeste, Sudeste, região do MATOPIBA.

No domingo (06), com a atuação de um sistema de baixa pressão no Brasil Central e de uma frente fria no oceano na altura do estado de São Paulo, o tempo fica instável desde o norte do Rio Grande do Sul até a Região Norte, com chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no norte catarinense, leste do Paraná, leste paulista, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, norte de Goiás e do Mato Grosso e no sul do Pará. Nas demais áreas do Brasil Central, a precipitação ocorre de forma isolada.

No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e as chuvas se tornam mais abrangentes, ocorrendo em todo o Centro-Oeste, em praticamente toda a Região Norte e Sudeste, com exceção para o nordeste de Minas Gerais e extremo norte do Norte. No Paraná e norte de Santa Catarina, chove com fraca intensidade.

Devido aos ventos de sudeste, as chuvas ocorrem com maior intensidade no litoral norte paulista e no Rio de Janeiro, levando potencial para transtornos, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.