Chuvas volumosas no extremo norte e frio nas regiões Sul e Sudeste

Nesta semana o destaque fica para o avanço de uma massa de ar frio mais intensa pelo Centro-Sul, que já vem atuando em parte da Região Sul. Atenção também para as chuvas que ocorrem na faixa norte do Nordeste e no Norte do Pará, onde há potencial para transtornos.

previsão do tempo
Massa de ar frio muda avança pelo Centro-Sul nos próximos dias, com ar frio chegando até a BA. Chuvas volumosas ainda ocorrem norte do NE e do PA.

Após dias de muito calor, o avanço de uma massa de ar frio traz alívio e forte queda das temperaturas para parte do Centro-Sul do país, principalmente para o leste das regiões Sul e Sudeste.

Em relação às chuvas, a frente fria que antecede a chegada do frio atua de forma muito costeira provocando mais aumento da nebulosidade e ventos do que chuva. Acumulados expressivos ocorrem no extremo norte do país, com destaque para o norte nordestino e do estado do Pará, onde a circulação dos ventos e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuem para o tempo instável ao longo do dia.

Avanço da massa de ar frio e a queda das temperaturas

A partir do fim da tarde do último domingo (11), uma massa de ar frio passou a atuar na metade sul do Rio Grande do Sul, provocando a redução média de 10°C. Durante a noite e madrugada, os ventos de sul transportaram o ar mais frio até o leste, sul e oeste do estado de Santa Catarina, proporcionando uma sensação mais amena.

Já nos próximos dias, a massa de ar frio avança, porém se desloca mais para o oceano provocando redução mais acentuada das temperaturas na porção leste das regiões Sul e Sudeste. Há potencial para formação de geada somente na Serra Catarinense a partir da terça-feira (13).

No Sudeste, o frio atua mais no centro-leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, posteriormente chegando com menos intensidade no Espírito Santo. As temperaturas a partir de terça-feira em relação aos dias anteriores podem chegar a uma diferença de mais de 10°C.

A dinâmica e posicionamento dos sistemas são bastante semelhantes à incursão da última massa de ar frio. A partir de quarta-feira (15), o ar frio consegue chegar até o sul da Bahia, proporcionando uma redução de até 2°C nas máximas dos dias seguintes e uma sensação mais agradável ao longo do dia.

Chuvas volumosas ainda ocorrem no extremo norte do país

Nos próximos dias, o tempo instável e chuvoso se mantém no extremo norte do país. Devido ao aumento da circulação de leste, chove com fraca intensidade entre Salvador e o norte do Rio Grande do Norte.

Já para a faixa norte do Nordeste, norte do Pará e leste do Amapá, a atuação da ZCIT juntamente com a circulação dos ventos, há aumento da umidade e consequentemente a ocorrência de chuvas ao longo do dia, sendo mais intensas no período da tarde. Há potencial para tempestades e chuvas intensas que podem provocar ventos intensos e alagamentos.