Chuvas volumosas e potencial para transtornos em todas as regiões

A presença das zonas de convergência ZCIT e ZCAS contribuem para chuvas volumosas no centro-norte do país e em parte do Sudeste. Já no Sul, os alertas ficam para o leste de Santa Catarina e do Paraná.

ZCAS, chuvas volumosa
Zonas de convergência ZCIT e ZCAS contribuem para chuvas volumosas no Centro-Norte do país e no Sudeste. Leste do Sul ainda chuvoso.

Nos últimos dias, o desenvolvimento de uma região de baixa pressão próximo a costa do estado de São Paulo vem contribuindo para a formação de uma zona de convergência e, consequentemente para chuvas de moderada a forte intensidade em boa parte do Brasil, principalmente no Centro-Norte do país e no leste do Sudeste. Para os próximos dias a baixa pressão se mantém e uma região de cavado potencializa as chuvas no Brasil Central. Essa persistência da convergência de umidade irá definir o segundo episódio de ZCAS do ano até o momento.

Destaque e alertas

Nesta quinta-feira (06), bastante nebulosidade pelo Brasil, com tempo firme do centro-sul do Mato Grosso do Sul até o sul do Rio Grande do Sul e na porção nordeste da Região Nordeste. Previsão de chuvas isoladas pela manhã que podem ocorrer com moderada a forte intensidade na porção central e oeste de Minas Gerais, no norte de Goiás, na região serrana do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba e no sul dos estados do Piauí e do Maranhão. No leste catarinense devido aos ventos de leste e nordeste somados a presença de um cavado, há previsão de chuva moderada que elevam o potencial para alagamentos.

Na parte da tarde, as instabilidades ganham intensidade e se espalham, elevando a chance de ocorrência de temporais e, consequentemente, de transtornos como alagamentos e inundações na faixa leste que vai do litoral norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, no norte e centro-leste de São Paulo, no oeste de Minas Gerais, em Goiás, Tocantins, leste do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (07), há a intensificação do cavado na porção Central, o que já provoca chuvas de forte intensidade pela manhã no norte de Goiás, no Tocantins, sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. No leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná, as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade.

Na parte da tarde, novamente, há previsão de temporais. No entanto, as chuvas mais intensas se concentram na porção mais central do país que engloba o norte paulista, o Triângulo Mineiro, a metade norte do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e o estado de Goiás. Nas demais localidades do Sudeste, estado do Paraná, meio-oeste catarinense e norte do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, porém não se descartam a ocorrência de temporais pontuais.