Chuvas recentes elevam os níveis dos reservatórios do Nordeste. ZCIT segue sendo a protagonista da situação!

Açudes do Nordeste transbordam após as recentes chuvas na região! A ZCIT, protagonista do cenário atual, deverá permanecer pelo menos até o final do mês, favorecendo a ocorrência de chuvas no Nordeste.

Chuvas no Nordeste
Chuvas devem continuar atingindo o Nordeste devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Diversos açudes transbordaram após os acumulados recentes. Foto: Marciel Bezerra.

Esta última semana foi marcada por chuvas em grande parte da região Nordeste, principalmente no litoral norte da região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está atuando intensamente neste período, além disso, o fenômeno El Niño segue perdendo intensidade e rumo a uma neutralidade climática, e possivelmente um fenômeno de La Niña no segundo semestre do ano. Mas vamos por partes!

No Hemisfério Sul, a ZCIT ganha maior intensidade entre o final do verão e início de outono, principalmente neste período entre fevereiro e abril. E por isso são observadas chuvas mais frequentes e mais volumosas na faixa norte do Nordeste, entre os estados do Maranhão e Rio Grande do Norte.

TSM
Anomalia de Temperatura de Superficie do Mar (TSM) mostra um Atlântico mais aquecido próximo a costa do Nordeste. NOAA

A alta temperatura da superfície do mar também é um fator determinante para ZCIT, além da atuação dos ventos alísios. Ou seja, um Atlântico Sul mais quente que o normal, favorece o posicionamento mais ao sul do sistema e também é responsável por modular a sua intensidade. Atualmente, as anomalias de TSM próximo da costa do Nordeste estão variando entre 0,5°C e 2,5°C, mais quente que o normal.

Subsistema do Nordeste acumula mais de 60% de energia armazenada

O sistema está bem configurado sobre a faixa norte da região Nordeste e tem gerado altos acumulados de chuva nas últimas semanas, contribuindo para o aumento dos níveis dos reservatórios da região Nordeste. No estado do Ceará, 13 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) alcançaram a sua capacidade máxima. Sendo 5 da Bacia do Litoral, 4 da Bacia Acaraú, 2 da Bacia Metropolitana, 1 do Alto do Jaguaribe e 1 do Coreaú.

Segundo o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), responsável pelo monitoramento da segurança hídrica das cidades do estado, a barragem de Oiticica, ainda em obras, mas que já retém 78 milhões de m³, completou 100% da sua capacidade atual. As águas da sangria de Oiticica seguem para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Armando Ribeiro Gonçalves é o maior reservatório do Rio Grande do Norte e está atualmente com 53,68% da sua capacidade total. No mês passado a sua capacidade era de 51,86%.

Agora analisando do ponto de vista energético, o subsistema do Nordeste apresentou um aumento no armazenamento de energia, em comparação com o mês de fevereiro. Mas em relação ao mês de março de 2023, a porcentagem de energia armazenada é 25% menor. Atualmente a energia armazenada é de 66,9% contra 91,2% em março do ano passado.

A Energia Armazenada (EAR) representa a energia associada ao volume de água disponível nos reservatórios que pode ser convertido em geração na própria usina. Dentre os reservatórios da Bacia do São Francisco, os maiores volumes se concentram em Sobradinho, Três Marias, e Queimado que apresenta o maior volume útil com 90% até a última atualização.

ZCIT segue provocando chuvas na região Nordeste pelo menos até o final do mês!

A protagonista da vez nas próximas semanas será a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Entre o Norte e o Nordeste do país, o sistema vai atuar com forte intensidade a partir da segunda quinzena de março, favorecendo a ocorrência de chuvas persistentes e volumosas nas próximas semanas.

Precipitação
Previsão de anomalia de chuva para semana do dia 18 a 25 de março, e de 25 de março a 01 de abril. Fonte: ECMWF.

De acordo com o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, entre 18 e 25 de março, teremos uma condição de maior umidade na faixa norte do país, entre os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. É possível observar nitidamente a presença da ZCIT com alta possibilidade de chuvas acima da média.

Nas semanas seguintes, até o final do mês de março, ainda será possível notar a presença da ZCIT, mantendo alta concentração de umidade em boa parte do Nordeste. De modo geral, até o final do mês de março, são esperadas chuvas volumosas no norte do país, com possibilidade de eventos extremos que podem gerar transtornos nas cidades.