Chuvas mais volumosas continuam concentradas nas regiões N e NE

Zona de convergência se mantém até pelo menos a próxima sexta-feira sobre as regiões Norte e Nordeste proporcionando volumes elevados nas próximas 72 horas. No Centro-Sul, tempo segue firme na maior parte.

ZCAS, chuvas no sertão
Zona de convergência continua provocando chuvas no Nordeste e no Norte do país, com temperaturas mais amenas para o Centro-Sul.

Desde o final da semana passada, transição entre os meses de Outubro e Novembro, uma frente fria avançou de forma mais costeira e se manteve na altura do sul da Bahia, recebendo reforço de cavados e sistema de baixa pressão, o que favoreceram à manutenção da umidade e das chuvas, resultando na Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Essa condição se mantém para os próximos dias até a sexta-feira (06), com tempo firme em boa parte do Centro-Sul, onde o destaque também fica para as temperaturas amenas nas áreas do leste.

Destaques da previsão para os próximos dias

Nesta quarta-feira (04), a ZCAS se mantém sobre o Nordeste e Norte do país, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma mais isolada na Bahia, em Sergipe, Alagoas no interior de Pernambuco, sul do Maranhão e do Piauí e no Tocantins. No centro-norte de Minas Gerais e de Goiás, bastante nebulosidade com ocorrência de chuva fraca. No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e chuvas de moderada a forte intensidade atingem as regiões e estados citados, com maiores volumes ocorrendo no Nordeste e no Norte.

No Centro-Sul o tempo firme predomina na maioria das regiões. Destaque para o tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca pela manhã na faixa leste, que vai desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. No período da tarde as chuvas ganham intensidade e levam potencial para transtornos através de pancadas mais intensas e ocorrência de granizo desde o norte de Santa Catarina até o sul de Minas Gerais.

Destaque também para à sensação de frio ao longo do dia no leste paulista, no Rio de Janeiro e no leste do Paraná, devido à atuação dos ventos de sul, que proporcionam também uma sensação mais amena no Rio Grande do Sul, oeste catarinense e no sul do Paraná.

Na quinta-feira (05), o mesmo padrão se observa com a atuação da zona de convergência. No entanto, pela manhã os núcleos mais intensos de chuvas ocorrem no norte da Bahia e no interior do Nordeste, nas proximidade de Teresina. No período da tarde, chuvas de moderada a forte intensidade desde o leste da Bahia e norte de Minas Gerais até o centro-leste do Pará.

Já no Centro-Sul, o tempo firme se mantém em boa parte, com maior nebulosidade em toda a faixa leste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro pela manhã e predomínio de sol a partir da tarde desde no leste gaúcho e de Santa Catarina.

Na sexta-feira (06), sem grandes novidades. A formação de um ciclone no oceano ajuda na manutenção da convergência de umidade desde a Bahia até o Pará. Com potencial de chuvas reduzido, porém com possibilidade de temporais por volta do meio da tarde. Para o Centro-Sul, o tempo firme predomina e a faixa de maior concentração de nuvens diminui, se restringindo mais ao leste paulista e ao Rio de Janeiro. Sensação amena em todo o leste do Sul e do Sudeste, com previsão de calor para o interior.