Chuvas intensas, tempestades atingem 12 estados neste fim de semana; veja a previsão

A formação de uma ZCAS resultará em chuvas intensas e persistentes ao longo dos próximos dias, capazes de ocasionar enchentes, alagamentos e deslizamentos em diversos estados do Brasil.
- Mais informações: Dois eventos de ZCAS atingem o Brasil nos próximos 15 dias
Nos próximos dias, o tempo no Brasil será severamente afetado pela presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno caracterizado por uma faixa persistente de nebulosidade e precipitação que se estende desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico.
Graças à essa situação, já nesta sexta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuvas intensas para 12 estados do país. Há risco de chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h.

Apesar das tempestades com raios se formarem especialmente durante a tarde e a noite, há risco de chuvas também durante a madrugada e a manhã em toda a faixa de estados afetados pelo fenômeno.
A imagem abaixo ilustra os estados mais impactados pela chuva durante o final de semana, com destaque para Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e Tocantins - onde os maiores acumulados de chuva serão registrados.

As chuvas ocorrem durante o sábado (6) e o domingo (7), mas também podem continuar ao longo da semana que vem. Ao todo, até a quarta-feira (10), os acumulados de chuva podem chegar a 250 mm na porção central do Brasil.
Tempestades continuam durante a semana que vem
Enquanto isso, o tempo no centro-sul do país permanece predominantemente firme, seco e aberto, incluindo estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e grande parte de São Paulo. No entanto, a situação muda completamente a partir de segunda-feira (8).
Com a formação de um ciclone sobre o sul do país e o avanço de sua frente fria associada, tempestades também vão se formar em todo o centro-sul do país ao longo da semana que vem.

O sistema impulsionará a formação de uma segunda ZCAS, que pode se configurar mais ao sul, causando chuvas severas também em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, como é possível observar no mapa acima.
Isso traz risco de chuvas extremas também para estados do centro-sul do país, com possibilidade de grandes transtornos como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra ao longo da semana que vem.