Chuvas intensas e tempestades deixam em alerta 9 estados nesta terça, 28; confira a previsão
Devido à atuação de uma frente fria, combinada com um reforço de umidade vindo da Amazônia, as instabilidades se espalham do Sul ao Norte do país. Há potencial para tempestades, ocorrência de granizo, chuvas intensas e transtornos.

Desde a última sexta-feira (24), uma frente fria avança lentamente sobre o centro-sul do Brasil, provocando acumulados expressivos em várias regiões. Nas últimas 48 horas, cidades do Mato Grosso do Sul registraram precipitações próximas de 100 mm, e o tempo segue instável no início desta semana.
Nesta segunda-feira (27), áreas de instabilidade continuam ativas sobre desde a Região Sul, Centro-Oeste, Norte, e parte do Sudeste, com tempestades isoladas e chuvas localmente intensas, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
Na terça-feira (28), com reforço de umidade transportada da Região Norte via rio atmosférico, as chuvas e tempestades voltam a ganhar força, atingindo uma ampla faixa do território brasileiro.

A frente fria organiza as instabilidades desde o Sul até o Norte, com alertas para chuvas intensas, raios, ventania e eventual queda de granizo. Confira os detalhes da previsão para esta terça-feira (28).
Alerta de tempestades e chuvas intensas
De acordo com o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, os estados em alerta para tempestades e chuvas intensas são:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Rondônia
- Amazonas
- Acre
Há risco de ocorrência de granizo, especialmente na área de divisa entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

As tempestades podem ocorrer desde a madrugada nos estados do Norte, no Mato Grosso do Sul e no oeste do Paraná. A partir da tarde, as tempestades se espalham numa faixa que liga as regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
As chuvas têm potencial de serem mais intensas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste do Mato Grosso do Sul e São Paulo, e também entre o oeste do Amazonas, Acre e Rondônia.

Com a chegada da alta pressão pós-frontal, rajadas de vento acima dos 50 km/h estão previstas para o Rio Grande do Sul ao longo de toda a terça-feira (28).
Acumulados elevados e continuidade da chuva
Entre segunda (27) e o fim da terça-feira (28), os volumes de chuva podem ultrapassar 100 mm em algumas áreas, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul.
Na terça-feira (28), há previsão de acumulados diários acima de 50 mm em regiões do oeste e sul do Mato Grosso do Sul, além de partes do Paraná e de Santa Catarina, o que reforça o alerta para temporais e alagamentos pontuais.

Como a frente fria avança lentamente sobre o país, a instabilidade deve persistir nos próximos dias, mantendo a condição para chuvas volumosas. Na quarta-feira (29), o alerta se concentra na faixa leste entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina, onde a chuva tende a ser contínua, intensa e com risco potencial de alagamento.
Até o final da semana, os acumulados podem se aproximar dos 200 mm em algumas localidades. Continue acompanhando a atualização da previsão do tempo e saiba o que esperar na sua região.