Chuvas intensas e tempestades atingem 20 estados das 5 regiões do Brasil nesta sexta, 27; confira
Chuvas fortes se formarão em grande parte do país nesta sexta-feira, causando transtornos como alagamentos - especialmente em estados do centro-norte do país. Confira as regiões mais afetadas.
- Mais informações: Dezembro começa com atuação de ciclone no Brasil; veja o que esperar

Tempestades fortes vão se formar no Brasil entre esta quinta-feira (27) e a sexta-feira (28), cobrindo uma vasta porção do centro-norte do país. Graças à essa situação, já nesta quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos laranjas para 9 estados e alertas amarelos para outros 8 estados, devido ao risco de chuvas intensas.
Estas tempestades trazem risco de transtornos como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enchentes e descargas elétricas (raios) para todos os estados contemplados pelo alerta.

Nessa sexta-feira, a abrangência de estados afetados pela chuva forte aumentará ainda mais, com o início do desenvolvimento de um sistema meteorológico sobre a região Sul.
Tempestades atingem 20 estados na sexta-feira
Pancadas de chuva continuarão se formando em grande parte do Centro-Oeste e do Norte do Brasil nesta sexta-feira (28), assim como alguns estados do Nordeste e do Sudeste do país. Mas além disso, chuvas voltam a se formar na região Sul, como é possível observar no vídeo abaixo.

Isso ocorre devido à formação de uma frente fria que, embora não seja extremamente intensa, será capaz de causar pancadas de chuva em todo o leste do RS, SC e PR, atingindo inclusive as capitais da região Sul ao longo do dia.
Ao todo, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm em diversos estados - com destaque para o norte de Minas Gerais e o sul da Bahia, onde os maiores acumulados do país serão registrados, causando transtornos para a população como alagamentos, enchentes e deslizamentos.

Ao total, os estados afetados pela chuva entre esta quinta-feira e a sexta-feira serão:
- Rio Grande do Sul (leste do estado, incluindo a capital)
- Santa Catarina (leste do estado, incluindo a capital)
- Paraná (leste do estado, incluindo a capital)
- Minas Gerais (especialmente norte do estado)
- Bahia (sul do estado)
- Maranhão (sul do estado)
- Piauí (sul do estado)
- Mato Grosso do Sul (oeste do estado)
- Goiás (centro e norte do estado)
- Distrito Federal
- Mato Grosso
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Roraima
- Pará (exceto extremo norte do estado)
- Tocantins
- Amapá (apenas chuvas fracas)
- Espírito Santo (apenas chuvas fracas)
- Rio de Janeiro (apenas chuvas fracas)
Essa situação é parte de um comportamento de longo prazo que continuará ao longo de dezembro - com chuvas muito acima da média em todo o centro-norte do país, que podem ocasionar enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra em diversos estados do país