Chuvas intensas atingem 3 regiões do Brasil nesta sexta, 31: INMET emite avisos para 11 estados; veja a previsão
Frente fria continua atuando sobre o Sudeste e contribui para chuvas na Região além da formação de um fraco canal de umidade desde o Norte do Brasil. Confira os alertas e os detalhes das chuvas para esta sexta-feira, 31 de outubro.

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, uma frente fria que já vem atuando no Brasil, mantém-se influente no Sudeste através do tempo instável e do potencial de chuvas em todos os estados da Região. Além disso, o sistema contribui para a formação de um fraco canal de umidade desde o Norte, o que favorece a ocorrência de chuvas pontuais, mas que podem acontecer com até forte intensidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para o risco de chuvas intensas para 11 estados, distribuídos entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste:
- Acre - perigo potencial
- Amazonas - perigo potencial
- Rondônia - perigo potencial
- Pará - perigo potencial
- Mato Grosso - perigo potencial
- Mato Grosso do Sul - perigo potencial
- Goiás - perigo potencial
- São Paulo - perigo potencial
- Minas Gerais - perigo e perigo potencial
- Rio de Janeiro - perigo e perigo potencial
- Espírito Santo - perigo e perigo potencial
Sexta-feira: alerta de chuvas intensas
Já na madrugada, as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade no centro-sul, leste e extremo oeste de São Paulo, na porção central e sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio de Janeiro, as chuvas acontecem na forma de chuvisco. Na Região Norte, muita nebulosidade e chuvas pontuais, que podem acontecer de forma mais intensa no norte de Rondônia, no Acre, no entorno de Manaus, no Amazonas e na divisa entre o território amazonense e o Pará.
No período da manhã, as instabilidades ganham intensidade no centro-leste de São Paulo, onde há alerta de chuvas intensas, principalmente nas áreas próximas ao sul de Minas Gerais e no litoral norte do estado. Chuvas menos intensas continuam nas regiões de divisa com o Paraná e no extremo oeste.

Nos demais estados do Sudeste, o tempo segue nublado e com potencial de chuva fraca e chuvisco, ocorrendo de forma bastante pontual e intermitente O tempo firme atua somente sobre o Triângulo Mineiro, oeste e norte de Minas Gerais.
No centro-norte do Brasil, pequenos núcleos de chuvas começam a atingir a porção central de Goiás, entre o Tocantins, o Mato Grosso e o Paraná. Na região de Manaus, as chuvas passam a correr com maior abrangência e intensidade.
No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e há alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades pontuais no norte de São Paulo, no centro-sul e norte de Minas Gerais, bem como no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro. No leste paulista e no Espírito Santo, as chuvas acontecem com fraca intensidade ou na forma de chuvisco.

No Centro-Oeste, há potencial de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades, no nordeste do Mato Grosso do Sul, no norte e sul do Mato Grosso, no sul do Pará, no Amazonas e no Acre.
No período da noite, os alertas se estendem somente para a região central de Minas Gerais, com risco para a região de Belo Horizonte.