Intensa mudança de padrão ocorre no início de Novembro: chuva em 9 estados e até 200 mm; confira a previsão

Novembro vai se iniciar com tempestades severas em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, atingindo também estados do Sul do país. Acumulados totais podem chegar a até 200 mm.

Tempestade avançando sobre plantação.
Novembro se iniciará com tempestades severas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, atingindo também estados do Sul com acumulados de até 200 mm.

A formação de um ciclone e sua frente fria associada, com centro na altura da região Sul, já está formando chuvas no país a partir desta quarta-feira. Tempestades serão registradas especialmente na região Sudeste do país ao longo dos últimos dias de Outubro.

Essa situação se estende para os primeiros dias de Novembro também - mês que se inicia neste final de semana. Tempestades e pancadas de chuva voltarão a se formar com maior intensidade e frequência na porção central do Brasil.

Novembro se inicia com tempestades no Brasil

Já no sábado (1), previsões indicam ocorrência de pancadas de chuva em diversos estados, entre eles:

  • São Paulo (especialmente norte do estado);
  • Minas Gerais (exceto norte do estado);
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo (especialmente sul do estado);
  • Mato Grosso do Sul;
  • Goiás (especialmente sul do estado);
  • Distrito Federal;
  • Mato Grosso.
Previsão de densidade de raios no sábado durante a tarde.
Previsão de densidade de raios no sábado durante a tarde ilustra regiões que serão afetadas por tempestades com descargas elétricas - abrangendo grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.

A situação continua ao longo do domingo (2), com tempestades se concentrando especialmente em uma faixa que abrange:

  • Paraná (especialmente norte do estado);
  • São Paulo (maiores acumulados);
  • Mato Grosso do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Minas Gerais (especialmente sul do estado);
  • Goiás (sul do estado).

Outros estados podem ainda registrar chuvas mais fracas, com menor incidência de raios, como o Espírito Santo, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde ilustra regiões que serão mais severamente afetadas pelas tempestades - incluindo SP, PR, MS, RJ, MG e GO.

Na segunda-feira (3), pancadas de chuva continuarão sendo registradas em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Chuvas mais fracas podem ainda se formar em diversos pontos da região Sul ao longo do dia, numa situação similar à registrada no Domingo.

Ao total, os acumulados de chuva giram entre 100 e 200 mm de chuva, com rajadas de vento que podem chegar a velocidades entre 50 e 70 km/h. Isso pode ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos, especialmente na região Sudeste.

Previsões indicam que as chuvas continuarão constantes e com acumulados acima da média ao longo dos dez primeiros dias de Novembro. Isso inclui grande parte das regiões Sudeste, Centro Oeste e também os estados do Paraná e de Santa Catarina no Sul do país.

Previsão de anomalias de chuva entre os dias 3 e 10 de Novembro.
Previsão de anomalias de chuva entre os dias 3 e 10 de Novembro mostra que há condições para que os acumulados totais permaneçam acima da média na porção central do país.

Além disso, vale mencionar que já nesta quarta-feira (29), uma massa de ar frio está avançando por toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), chegando também a uma boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, incluindo São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e extremo sul do Mato Grosso e de Goiás.

Isso fará com que o mês de novembro também se inicie frio, com temperaturas amenas no Sudeste e no Centro-Oeste e frio intenso em toda a região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Ainda assim, até o momento, não há previsão de temperaturas tão baixas a ponto de formar geadas tardias.