Chuvas diminuem no Sul e se concentram no Centro-Norte do país

Nos próximos dias o tempo firme volta a predominar em praticamente toda a Região Sul e as chuvas mais volumosas ocorrem no Centro-Norte do país e lavem riscos para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Confira os alertas.

Tempo firme volta a predominar na Região Sul. Já em boa parte do restante do país, a previsão é de chuva com risco para temporais.

No início dessa semana uma região de cavado, extensão de um sistema de baixa pressão, provocou chuvas volumosas na Região Sul, onde no intervalo de 48 horas dias choveu entre 50 e 120 mm no oeste e norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná. Durante a madrugada, o cavado evoluiu para uma frente fria que passou a atuar no estado de São Paulo e já provocou chuvas de mais de 70 mm em poucas horas na região de Itapeva.

A tendência para os próximos dias é que o sistema contribua para a convergência de umidade sobre o Brasil Central, ocasionando em volumes elevados e transtornos para as regiões Centro-Oeste e Sudeste e na região que abrange o Tocantins, o oeste da Bahia e o sul dos estados do Maranhão e do Piauí.

Destaques e alertas de tempo severo

Na quinta-feira (28), o tempo se mantém instável e com chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, na metade sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, norte e leste do Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Tocantins e no centro-sul do Maranhão.

No período da tarde, as instabilidades ganham força e há alerta de chuvas intensas no norte paulista, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, metade sul e oeste de Minas Gerais, em Goiás, no Mato Grosso, nordeste do Mato Grosso do Sul, no Tocantins, oeste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamento de encostas.

Já na Região Sul, o predomínio é de tempo firme, com exceção para o norte e centro-leste do Paraná, onde chuva de fraca intensidade pode ocorrer pela manhã e há potencial para pancadas mais intensas na parte da tarde no norte do estado.

Na sexta-feira (29), mesmo com o afastamento da frente fria para o oceano, o canal de umidade sobre o Brasil Central se mantém. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade já pela manhã no norte paulista, Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás, sudeste do Mato Grosso e nordeste do Mato Grosso do Sul. No restante do território goiano, no oeste de Minas Gerais e no Tocantins, chove com fraca intensidade.

Novamente no período da tarde é quando há a maior probabilidade para ocorrência de transtornos. As chuvas ganham intensidade e contribuem muito para inundações e deslizamentos, uma vez que as chuvas da manhã, se concretizarem, podem proporcionar um cenário mais propício em Goiás, no norte de São Paulo e no norte do Mato Grosso do Sul. No norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, as pancadas da tarde ocorrem com forte intensidade.