Chuvas dão trégua para o Nordeste e se concentram no Centro-Sul

Nesta semana as chuvas se concentram nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul levando potencial para temporais. Nem todas os estado serão beneficiados na sua totalidade, como no Rio Grande do Sul, onde as chuvas ocorrem mais na porção norte.

Estiagem no Sul, alerta de temporais
Chuvas se deslocam mais para o Centro-Sul, mas não ocorrem de forma abrangente e volumosa. Há alerta para temporais.

Mudança de padrão nos próximos dias com deslocamento das chuvas para sul atingindo as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul é impulsionada por um tendência negativa da Oscilação Antártica (AAO). As chuvas levam potencial para a ocorrência de temporais e proporciona um alívio para a Região Sul em relação à estiagem.

No entanto, os volumes e a qualidade das chuvas ainda não são suficientes para reverter a situação, principalmente no Rio Grande do Sul, onde o cenário para os próximos meses não é nada otimista por conta da atuação do fenômeno La Niña.

Alerta e destaque para a semana

Nesta segunda-feira (09), uma região de cavado já provoca chuvas de moderada a forte intensidade no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, com as instabilidades se espalhando e ganhando intensidade por todo o norte gaúcho, meio oeste e sul catarinenses, com potencial para temporais e ocorrência de granizo. A partir do meio da tarde, as instabilidades atingem o nordeste do Rio Grande do Sul e a região metropolitana de Porto Alegre, bem como todo o leste e norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná, também levando potencial para transtornos.

Já no Sudeste, uma frente fria contribui para um tempo mais nublado em todo em toda a faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, mas mesmo assim o sol consegue aparecer entre muitas nuvens pela manhã. A partir do meio da tarde, as instabilidades começam a se formar e são esperadas pancadas isoladas no litoral norte paulista, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e no sul do Espírito Santo.

Com o deslocamento da região de cavado da Região Sul mais a atuação da fraca frente fria, núcleos de chuva de moderada a forte intensidade se espalham por volta do fim da tarde e início da noite pelo Paraná, São Paulo, metade sul e oeste de Minas Gerais e pelo Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (10), a frente fria já se encontra bastante afastada e a região de cavado mais enfraquecida, o que resulta em uma desorganização das chuvas. O tempo fica nublado em todo o Centro-Sul, com chuvas de fraca intensidade pela manhã no norte paulista, Triângulo Mineiro e centro-sul de Minas Gerais. No oeste e noroeste do Paraná e no centro-sul do Mato Grosso do Sul, há possibilidade de chuvas de moderada intensidade.

A partir do meio da tarde, as instabilidades ganham intensidade e se espalham provocando pancadas isoladas, com potencial para temporais isolados desde a metade norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e porção central de Minas Gerais, incluindo o Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Na quarta-feira (11), sem grandes novidades. As chuvas continuam a ocorrer de forma isolada, com potencial para temporais no período da tarde, incluindo o sul do Mato Grosso e a metade sul de Goiás. O potencial de chuvas diminui para o Rio Grande do Sul, onde as chuvas se restringem a faixa leste e ocorrem com fraca intensidade.

Na quinta (12) e sexta-feira (13), as chuvas mais intensas se deslocam mais para o norte atuando desde Rondônia até o leste do Sudeste. Mesmo assim, à partir do meio da tarde, pancadas atingem o norte e leste do Paraná e de Santa Catarina.