NASA revela planetas rochosos potencialmente habitáveis

De acordo com uma nova pesquisa usando dados da missão do telescópio espacial Kepler, cerca de metade das estrelas semelhantes ao nosso sol poderiam ter um planeta rochoso capaz de suportar água líquida em sua superfície.

planetas habitáveis
Via Láctea possui pelo menos cerca de 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis.

Recentemente, o estudo de uma equipe internacional de cientistas do Centro de Pesquisas Ames da NASA, revelou que metade das estrelas semelhantes ao sol em nosso universo poderiam ter planetas rochosos, capaz de suportar água líquida e potencialmente habitáveis.

A descoberta veio através da combinação de dados do agora extinto telescópio espacial Kepler e do Observatório Gaia da Agência Espacial Européia (ESA). A NASA retirou o telescópio espacial em 2018, depois que ficou sem combustível, porém foi o responsável pela maioria das descobertas de exoplanetas até hoje.

Segundo o principal autor da pesquisa, Steve Bryson, o Kepler já havia descoberto bilhões de planetas, mas agora é certo que parte deles são rochosos e potencialmente habitáveis.

“Embora esse resultado esteja longe de ser um valor final, e a água na superfície de um planeta seja apenas um dos muitos fatores que sustentam a vida, é extremamente emocionante calcular que esses planetas são tão comuns com tanta confiança e precisão.", disse Bryson.

O estudo publicado no The Astronomical Journal, divulgou que nossa galáxia possui pelo menos cerca de 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis. Quatro desses exoplanetas podem até ser nossos vizinhos interestelares, localizados a 30 anos-luz do Sistema Solar.

Para calcular a taxa de exoplanetas em nossa galáxia, a equipe de cientistas analisou os que possuíam um raio de 0,5 a 1,5 vezes o da Terra, estreitando em planetas que são provavelmente rochosos. Eles também focaram em estrelas semelhantes ao nosso sol em idade e temperatura.

Nossa galáxia é fascinante, com planetas fascinantes que podem não ser muito diferentes do nosso.

Foram identificadas uma ampla gama de estrelas diferentes, cada uma com suas propriedades particulares, influenciando se os planetas rochosos em sua órbita são capazes de suportar água líquida. As várias características sobrepostas para determinar o potencial habitável de um planeta é o que torna o estudo tão complexo.

À medida que mais exoplanetas são descobertos a capacidade de estudá-los é aprimorada. A pesquisa foi essencial para a astrobiologia, o estudo das origens e do futuro da vida no universo, em compreender o potencial dos elementos que sustentam a vida nos exoplanetas

Pesquisas futuras com legado do Kepler

O resultado da pesquisa para obter a taxa de ocorrência de exoplanetas potencialmente habitáveis, é uma longa herança de análises de dados do telescópio espacial Kepler. Pesquisas futuras continuarão a refinar a taxa, alimentando os planos para os próximos estágios, incluindo futuros telescópios.

De acordo com Michelle Kunimoto, coautora do trabalho realizado, saber que os diferentes tipos de planetas descobertos possuem características em comum, é valioso para próximas missões e descobertas. Resultados como esses irão maximizar a chance de sucesso em pesquisas direcionadas para pequenos planetas com potencial habitável.

Depois de revelar mais de 2.800 planetas fora de nosso sistema solar, os dados coletados pelo telescópio espacial Kepler continuam a produzir novas descobertas importantes sobre nosso lugar no universo.

Embora o campo de visão de Kepler cobrisse apenas 0,25% do céu, seus dados permitiram que os cientistas extrapolassem o que os dados da missão significam para o resto do a galáxia. O trabalho agora continua com o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) o atual telescópio de caça de planetas da NASA.

Para Bryson, o resultado é um exemplo de quanto foram capazes de descobrir apenas com aquele pequeno vislumbre além do sistema solar. O que observaram é que nossa galáxia é fascinante, com planetas fascinantes que podem não ser muito diferentes do nosso.