Chuvas aumentam nesta terça-feira no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste: INMET emite alerta para 19 estados do Brasil

Riscos de chuvas intensas e tempestades isoladas aumentam neste início de semana e vão afetar estados do centro-sul do país.
A semana que se passou ficou marcada por tempestades isoladas que afetaram algumas cidades brasileiras, incluindo a capital paulista. As altas temperaturas e a infiltração de umidade sobre a região foram os principais causadores dos transtornos sobre a maior cidade do país.
O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que nesta última semana de janeiro, teremos uma mudança na direção dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera o que irá resultar na maior presença de umidade sobre o centro-sul do país, elevando o potencial para a ocorrência de tempestades e chuvas intensas nos próximos dias.
Para esta terça-feira (28) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu alerta amarelo para 19 estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

A seguir trazemos a previsão do tempo com mais detalhes para esta terça-feira (28).
Terça-feira: chuvas mais intensas vão ocorrer a partir da tarde e afetam estados do centro-sul do Brasil
Ainda durante a madrugada de terça-feira (28), cidades do sul de Goiás, como Piracanjuba e Caldas Novas, e do Alto Paranaíba, como Coromandel e Vazante em Minas Gerais poderão registrar chuvas intensas acompanhadas de trovoadas. Nas outras áreas do centro-sul do país, pancadas de chuva isoladas estão sendo previstas, contudo, de fraca intensidade, incapazes de causar transtornos.
O amanhecer de terça-feira (28) será com a presença de muita nebulosidade sobre o centro-sul do pais e terá chuvas localizadas sobre a Região Sul. O aumento das chances de chuva sobre o litoral do Rio Grande do Sul, se dá pela presença dos ventos vindos do Atlântico transportando umidade do oceano para a região, com isso, a instabilidade se torna presente potencializando a possibilidade de chuvas intensas na região.

O modelo europeu ECMWF indica que outras cidades do litoral de Santa Catarina, Paraná e sul do estado de São Paulo também devem registrar chuvas ao longo da manhã. No interior do país, Minas Gerais e extremo sul do Mato Grosso do Sul podem registrar chuvas com intensidade moderada.
Grande parte do sul do Brasil deverá se manter atento a chuvas mais fortes. Cidades do norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e boa parte do território paranaense possuem essa possibilidade de chuvas com forte intensidade. Tempestades isoladas com raios também podem ocorrer nessas regiões, contudo os riscos são maiores no oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná.

O Mato Grosso do Sul será o estado com maior risco de tempestade severa na tarde desta terça-feira (28). O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica fortes chuvas praticamente em toda a área sul-mato-grossense a partir do meio dia. Além do Mato Grosso do Sul, os demais estados do Centro-Oeste também têm previsão de tempestades isoladas como no oeste do Mato Grosso, centro e sul de Goiás.

Por fim, a região Sudeste também deverá ser afetada pela formação do novo canal de umidade sobre a região. Diversas nuvens carregadas causarão chuvas intensas e afetará cidades que já foram prejudicadas nos últimos dias, como a capital paulista. Os maiores riscos de tempestades ficam para o nordeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, centro-leste de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro.