Chuva de mais de 100 mm, tempestades e vendavais ainda ameaçam o Sul; veja as áreas em risco

A frente fria segue avançando e mantém a Região Sul sob alertas e riscos de tempestades, fortes rajadas de vento e chuvas com volumes que superam os 100 mm aumentando o potencial para transtornos.

Após a formação de um ciclone bomba que provocou vento de 120 km/h em Porto Alegre e um tornado confirmado no interior gaúcho, a Região Sul continua sob alerta no fim de semana. A frente fria avança e há risco de temporais, vendavais acima de 70 km/h e acumulados superiores a 100 mm para Santa Catarina e o Paraná.

Nesta quinta-feira (6), tempestades severas e vendavais atingiram o Sul. Rajadas de vento alcançaram impressionantes 120 km/h em Porto Alegre (RS) e um tornado foi confirmado em Pedro Osório (RS), provocando queda de centenas de árvores, estragos estruturais e interrupções no fornecimento de eletricidade.

Ventos continuam, mas chuva diminui no RS

Ao longo da noite desta sexta-feira (7), o tempo começa a se estabilizar na maior parte do Rio Grande do Sul. A frente fria se desloca em direção ao Sudeste e Centro-Oeste, abrindo espaço para a entrada de uma massa de ar mais frio e seco que inibe a formação de nuvens carregadas no estado.

Previsão de rajadas de vento para o RS na tarde deste sábado (8). Modelo ECMWF, indica ventos superiores a 50 km/h no norte do estado.
Previsão de rajadas de vento para o RS na tarde deste sábado (8). Modelo ECMWF, indica ventos superiores a 50 km/h no norte do estado.

Após as rajadas extremas de 120 km/h na quinta (6), os ventos perdem força durante o fim de semana, mas ainda exigem atenção. Tanto no sábado (8) quanto no domingo (9), há previsão de rajadas de até 60 km/h, com maior intensidade concentrada no norte gaúcho.

Em relação à chuva, a circulação atmosférica favorece o retorno de pancadas no nordeste e norte gaúcho no sábado (8), principalmente entre o final da manhã e o início da tarde. O modelo ECMWF aponta chuvas moderadas a fortes com descargas elétricas nessas faixas.

Previsão de nebulosidade e precipitação para o RS neste sábado (8). Chuvas se concentram no extremo norte do estado.
Previsão de nebulosidade e precipitação para o RS neste sábado (8). Chuvas se concentram no extremo norte do estado.

No domingo (9), o tempo seco predomina na maior parte do estado, com pancadas isoladas restritas aos municípios que fazem divisa com Santa Catarina. Até o fim do domingo (9), os volumes acumulados variam de apenas 1 mm no centro gaúcho a 25 mm no norte do estado.

Tempestades afetam Santa Catarina no fim de semana

Em Santa Catarina, o tempo volta a fechar na manhã de sábado (8) após um breve período de melhoria. O transporte de umidade do oceano em direção ao continente criará o ambiente ideal para a formação de nuvens carregadas e risco de temporais.

Chuvas para Santa Catarina na noite de sábado (8). Há potencial para tempestades pontuais no estado.
Chuvas para Santa Catarina na noite de sábado (8). Há potencial para tempestades pontuais no estado.

Ainda no sábado de manhã, pancadas fortes atingem áreas próximas à divisa com o Paraná, afetando municípios como Canoinhas e Itaiópolis. O modelo indica potencial para tempestades capazes de gerar alagamentos e transtornos locais.

A instabilidade em Santa Catarina persiste até a manhã de domingo (9), alternando períodos de chuva fraca e moderada. No domingo (9) à tarde, o sol até aparece entre nuvens em algumas regiões, mas o céu permanece predominantemente encoberto.

Rajadas de vento superam os 60 km/h na tarde deste sábado em áreas de SC.
Rajadas de vento superam os 60 km/h na tarde deste sábado em áreas de SC.

Além da chuva, os ventos voltam a ganhar força no estado. O momento mais crítico ocorre na tarde de sábado (8), quando as rajadas podem superar os 60 km/h no meio-oeste catarinense.

Acumulado de chuva supera os 100 mm no PR

O Paraná será o estado mais afetado por instabilidades volumosas nos próximos dias. A alta disponibilidade de umidade alimentará nuvens de grande desenvolvimento vertical, mantendo o alerta para temporais, alagamentos e transbordamento de rios.

Mapa mostra áreas propícias a tempestades na madrugada de domingo (9).
Mapa mostra áreas propícias a tempestades na madrugada de domingo (9).

No sábado (8) de manhã, chuvas fortes atingem a porção norte paranaense e migram em direção ao leste, alcançando a Região Metropolitana de Curitiba. À tarde, a chuva se espalha por grande parte do estado com intensidade leve a moderada.

Seja o primeiro a receber a previsão do tempo no nosso novo canal do Whatsapp. Siga-nos e ative as notificações!

Durante a noite de sábado e a manhã de domingo (9), pancadas fortes voltam a se concentrar no sul e sudoeste do Paraná, acumulando grandes volumes em curto intervalo de tempo.

De acordo com o modelo ECMWF, os acumulados no Paraná podem superar os 100 mm na Grande Curitiba. No centro-sul do estado, os volumes devem oscilar entre 60 mm e 90 mm, enquanto no centro-oeste ficam em torno de 60 mm.

Mapa de precipitação acumulada para o Sul do Brasil até o final da noite de domingo (9). Modelo ECMWF indica volumes acima de 100 mm próximos a Curitiba/PR.
Mapa de precipitação acumulada para o Sul do Brasil até o final da noite de domingo (9). Modelo ECMWF indica volumes acima de 100 mm próximos a Curitiba/PR.

Acompanhando o quadro chuvoso, o Paraná também registrará rajadas de vento acima de 70 km/h na tarde de sábado (8), perdendo intensidade gradativamente ao longo do domingo.