Chegada de frente fria ao Brasil vai favorecer temperaturas de até 40°C nos próximos dias; entenda
Nos próximos dias o avanço da frente fria sobre o Brasil favorece a elevação nas temperaturas e os termômetros podem chegar até 40°C.
- Veja também: Frente fria vai provocar virada do tempo neste fim de semana em parte do Sudeste; saiba o que esperar

Uma nova frente fria vai avançar sobre o Brasil a partir desta sexta-feira (22). O sistema vai favorecer a elevação das temperaturas nas regiões à sua frente. Esta região, localizada a dianteira da frente fria, recebe o nome de pré-frontal.
A chegada da frente fria permite o surgimento da condição de pré-frontal que é caracterizada pela presença de massa de ar quente à frente do sistema. O ar quente é transportado de áreas do norte e do nordeste por meio dos ventos e favorece a elevação acentuada das temperaturas.
Confira a seguir como ficam as temperaturas na sua região antes da chegada da frente fria.
Sexta-feira: pré-frontal avança sobre a Região Sul
O Rio Grande do Sul terá uma tarde de sexta-feira (22) quente em grande parte de seu território. As temperaturas variam entre 26°C de Dom Pedrito/RS e 34°C em Novo Hamburgo/RS. Em Porto Alegre/RS, os termômetros chegam aos 33°C. No final da tarde e início da noite, a condição pré-frontal continua e avança sobre o estado gaúcho.
As temperaturas altas também são previstas para Santa Catarina. No estado, as máximas, em alguns pontos, vão chegar aos 30°C. Nas áreas de serra temperaturas mais baixas com previsão entre 23°C e 25°C. No restante do estado catarinense, as máximas voltam a subir e ficam entre 27°C e 30°C.
Sábado: temperaturas próximas de 40°C no Brasil Central
A frente fria avança durante a noite de sexta (22) e na madrugada de sábado (23). Com isso, o sistema pré-frontal vai atuar sobre áreas de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Rondônia e faz as temperaturas se aproximarem dos 40°C nos estados do Centro-Oeste.

Em Santa Catarina e no Paraná, as máximas variam bastante: no norte catarinense os termômetros chegam a 29°C, enquanto no noroeste paranaense a temperatura alcança 34°C. Nas capitais, o calor será menor, em Florianópolis/SC, máxima de 25°C e Curitiba/PR registra valores próximos de 28°C.
A pré-frontal vai intensificar o calor que já está presente nos estados do Centro-oeste do Brasil, Sudeste e em Rondônia, na Região Norte. No Mato Grosso do Sul, as temperaturas chegam aos 36°C em Três Lagoas/MS e aos 33°C em Campo Grande/MS e Dourados/MS. As áreas mais quentes deste sábado (23) ficam por conta do Mato Grosso.

No estado mato-grossense as máximas para este sábado não ficam inferiores a 35°C, em destaque para Rondonópolis/MT (37°C) e para a capital, Cuiabá/MT, onde a máxima chega aos 39°C. Rondônia também vive dias quentes, as máximas no estado variam entre 35°C e 37°C.
A condição pré-frontal alcança o Sudeste a partir deste sábado (23). O estado de São Paulo terá temperaturas entre 34°C e 37°C na porção oeste. Região que será a mais afetada pela condição no dia. Na capital, São Paulo/SP, a máxima chega aos 33°C.
Domingo: pré-frontal avança e máximas chegam aos 38°C
No domingo (24), a condição avança pelo Sudeste e afeta outras áreas de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, a bolha de ar quente se desloca ainda mais sobre o Centro-Oeste, onde alcança o estado de Goiás.
As altas temperaturas, antes registradas em todo o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, vão se concentrar agora no norte e leste mato-grossense e leste do Mato Grosso do Sul. A tarde contará com temperaturas entre 33°C e 38°C.

O território goiano vem registrando temperaturas acima dos 30°C nos últimos dias e até o domingo (24) não será muito diferente. A máxima chega aos 34°C em Rio Verde/GO e aos 38°C em Jussara/GO. Confira a temperatura para algumas capitais:
- Belo Horizonte/MG - Máx.: 29°C
- Goiânia/GO - Máx.: 34°C
- Cuiabá/MT - Máx.: 29°C
Sobre o Sudeste, o ar quente e as altas temperaturas alcançam o Triângulo Mineiro. No noroeste e norte de São Paulo as máximas permanecem elevadas. Atenção para os termômetros, as máximas variam entre 33°C e 35°C no oeste de Minas Gerais e chega aos 36°C no estado paulista.