Centro-sul do Brasil se prepara calor intenso de 40°C neste domingo, 7; veja as áreas mais quentes

O calor ganha intensidade neste domingo (7) antes da intensa formação do ciclone no início da próxima semana. Áreas do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.

calor
O calor ganha intensidade neste domingo (7) antes da intensa formação do ciclone no início da próxima semana. Alerta de calor de 40°C.

O ar quente vai ganhar força neste domingo (7) no centro-sul do Brasil, com temperaturas máximas próximas dos 40°C. Essa condição pode potencializar as chuvas pontuais previstas a partir da tarde em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, nas áreas mais centrais do Brasil, as chuvas acontecem com maior intensidade e abrangência.

Calor ganha intensidade neste domingo, 7

Já no período da manhã, temperaturas em torno dos 30°C se espalham por boa parte do Rio Grande do Sul, abrangendo a metade norte até o sudeste do estado, o meio-oeste e norte de Santa Catarina, o oeste, sudoeste, norte e noroeste do Paraná. No Centro-Oeste, as temperaturas próximas dos 30°C ocorrem na porção central, sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste, o calor da manhã abrange todo o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

No início da tarde, as temperaturas já passam dos 30°C, chegando aos 35°C, em várias localidades da Região Sul, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Todo o estado do Rio Grande do Sul, praticamente toda Santa Catarina, com exceção da região de Florianópolis, todo o Paraná, o estado de São Paulo, as proximidades da capital Rio de Janeiro, e o Mato Grosso do Sul vão registrar temperaturas de 31 a 37°C. As áreas mais quentes são: região Central, Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina, norte e noroeste do Paraná, centro e sul do Mato Grosso do Sul, centro, norte e oeste de São Paulo e região do Rio de Janeiro.

As temperaturas máximas ocorrem por volta das 14 e 15h e ficam de 1 a 2°C mais elevadas que as temperaturas no início da tarde. Assim, valores de 38 a 40°C poderão ser registrados no Oeste, Central, Noroeste e proximidades da região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Entre os estados do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, as temperaturas podem chegar aos 37 e 38°C.

Nas áreas do leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, a mudança da direção dos ventos, de quadrante norte para leste, contribui para o arrefecimento a partir do meio da tarde, com as máximas ocorrendo antes das 15h. Em áreas do interior paulista e no Mato Grosso do Sul, o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuva seguram o aumento das temperaturas.

Previsão de chuva e alertas

No período da manhã, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade no norte do Mato Grosso e em Goiás de forma pontual, ganhando abrangência a partir do fim do período, quando, as instabilidades começam a se espalhar.

No período da tarde, principalmente, entre as 15 e as 18h, há alertas de chuvas intensas e de tempestades em todo o Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais, onde são esperados os maiores acumulados. No Mato Grosso do Sul, há alertas de chuva forte e de tempestades pontuais. No Sudeste, alerta também para eventos mais isolados no Triângulo Mineiro, na porção central, norte, oeste e na faixa leste de São Paulo.

No Sul do Brasil, alertas de pancadas isoladas de forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-sul e leste de Santa Catarina, no norte e na fronteira oeste do Paraná.