Capital paulista e outras 600 cidades de SP estão sob alerta de tempestade; veja a previsão

Ao longo desta semana, tempestades ainda podem se formar em grande parte do estado de São Paulo, inclusive na capital paulista; Confira cidades que serão mais afetadas pela chuva.

Fotografia de raios atingindo a cidade de São Paulo.
Tempestades continuam se formando no estado de São Paulo nos próximos dias, inclusive na capital paulista, causando alagamentos e outros transtornos.

Tempestades e chuvas fortes voltaram a se formar no estado de São Paulo neste final de semana. Em cidades como Assis, Barretos, Américo Brasiliense e Araraquara, foram registradas centenas de quedas de árvores, rompimentos de postes de energia, destelhamento de casas e desabamento de residências, além de enchentes e alagamentos.

Em Regente Freijó, um homem morreu e 58 pessoas ficaram feridas após um desabamento no Aeropark Clube de Voo Desportivo devido à uma tempestade que causou fortes rajadas de vento.

Previsões indicam ainda que tempestades continuarão se formando ao longo desta semana no estado de São Paulo, afetando inclusive a capital paulista e trazendo mais transtornos para a população.

Tempestades atingem o estado de São Paulo

Já ao longo da tarde e noite desta segunda-feira (3), previsões indicam a possibilidade de tempestades e pancadas de chuva em praticamente todos os municípios de São Paulo (ao total são 645), inclusive na capital, como pode ser observado na imagem abaixo:

Previsão de densidade de raios na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na segunda-feira durante a tarde mostra tempestades se formando em todo o estado de São Paulo, podendo causar transtornos como enchentes e alagamentos.

Pancadas mais fracas de chuva e pontuais ainda podem se formar ao longo da terça-feira (4) em praticamente todo o estado, embora os acumulados sejam mais baixos e a chance de grandes transtornos diminua drasticamente ao longo dos dias seguintes.

Previsão de nebulosidade e chuva na terça-feira durante a manhã.
Previsão de nebulosidade e chuva na terça-feira durante a manhã ilustra a formação de chuvas em praticamente todo o estado de São Paulo. No entanto, os acumulados serão menores.

Durante os dias seguintes, São Paulo terá uma trégua. Na quarta-feira (5), tempestades fortes com raios e rajadas intensas de vento ainda podem se formar especialmente em municípios como Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto, mas no restante do estado as chuvas se tornam mais escassas.

Na quinta-feira (6), a maior parte do estado registrará tempo mais firme e menos chuvoso. Há apenas risco de pancadas mais significativas no leste do estado - ao redor de São Carlos, Ribeirão Preto e Franca. No entanto, as tempestades podem retornar para o estado já na sexta-feira.

Previsão de pressão, nebulosidade e chuva no sábado durante a manhã.
Previsão de pressão, nebulosidade e chuva no sábado durante a manhã mostra pancadas de chuva se formando em todo o estado de São Paulo, inclusive na região metropolitana da Capital.

Como é possível observar na figura acima, um ciclone muito intenso se formará entre a sexta-feira (7) e o sábado (8). Já durante a tarde e a noite da sexta, tempestades intensas voltarão a se formar em todo o estado de São Paulo, e continuarão se formando ao longo do sábado.

Isso significa que, durante a sexta-feira (7) e o sábado (8), retorna o risco de chuvas intensas com rajadas fortes de vento e descargas elétricas (raios). Haverá risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e deslizamentos.

Ao todo, os acumulados de chuva chegam a 50 mm em praticamente todas as mais de 600 cidades do estado de São Paulo, mas previsões indicam que as mesorregiões com maiores acumulados de chuva serão:

  • Campinas
  • Piracicaba
  • Araraquara
  • Ribeirão Preto
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do Sábado.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do Sábado mostra que as regiões mais afetadas pelos acumulados altos de chuva, representados pelas cores mais avermelhadas.

Nestes municípios e seus arredores, os acumulados totais de chuva ultrapassam os 50 mm e podem chegar a valores de até 100 mm de chuva, com o potencial de causar grandes transtornos para a população.

Para não ser pego desprevenido pelo mau tempo, não deixe de acompanhar a previsão do tempo detalhada e específica para a sua localidade, disponível aqui no nosso portal. Basta buscar pelo seu município.