Calor retorna ao RS e há previsão de chuva em todas as regiões do país

Previsão de temperaturas em elevação e retorno do calor no Rio Grande do Sul. Destaque também para as chuvas do leste da Região Sul até a Bahia e no Centro-Norte do país. Além disso, fim de semana com formação de ciclone tropical ao sul do estado gaúcho.

previsão do tempo
Tempo instável em boa parte da faixa leste do país, com alerta de chuva forte para o ES. Fim de semana com previsão de ciclone extratropical.

Nos próximos dias ocorrerá uma transição dos sistemas atuantes no país, com o afastamento da alta pressão, massa de ar frio, que vem contribuindo para temperaturas amenas e chuvas em parte da extensa faixa leste que vai da Região Sul até o estado da Bahia.

Essa transição inclui principalmente a formação de um cavado sobre o leste da Argentina e o Uruguai, o que possibilita uma maior atuação dos ventos de norte sobre e a Região Sul e para o aumento das temperaturas. Um cavado se desenvolve e dá origem a um ciclone extratropical ao longo do fim de semana sobre o território uruguaio.

Alertas e destaques para os próximos dias

Nesta quarta-feira (07), a circulação dos ventos de leste promovida pela massa de ar frio se mantém e é mais efetiva deixando o tempo nublado e com chuva fraca pela manhã desde o leste de Santa Catarina até o estado da Bahia. Devido à formação de um cavado, há bastante nebulosidade sobre o estado de Minas Gerais e pancadas no centro-norte do estado pela manhã. No entanto, o destaque fica para a possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade no Espírito Santo já na primeira parte do dia.

No período da tarde, há alerta de chuvas intensas para o território capixaba e o sul da Bahia. Já no Centro-Oeste, temporais isolados levam potencial para transtornos em Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. No Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo há potencial para pancadas de curta duração.

Na Região Sul, o destaque fica para o tempo firme e quente em boa parte do Rio Grande do Sul, onde as máximas ficam próximas dos 30°C em toda a metade sul do estado.

Na quinta-feira (08), o padrão é bastante semelhante, salvo à diminuição das chuvas na faixa leste do país. Pela manhã há a possibilidade de chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná, no sul de São Paulo e na faixa desde o Espírito Santo até a Bahia, com possibilidade de chuvas um pouco mais intensas entre Porto Seguro e Salvador. Já no norte do Mato Grosso há a possibilidade de chuva de moderada à forte intensidade.

A partir da tarde, alerta somente o estado do Mato Grosso e o leste de Goiás, onde há possibilidade de tempestades isoladas. Destaque também para o aumento da intensidade das chuvas, que passam a ocorrer com moderada intensidade no leste da Bahia.

Já em boa parte da Região Sul, o tempo fica firme e abafado com máximas passando dos 30°C na região metropolitana de Porto Alegre, na região central e no oeste do estado gaúcho.

Na sexta-feira (09), o potrencial das chuvas dminui bastante, com tempo firme em boa parte do país ao longo do dia. Aumento da nebulosidde no leste do Nordeste e com ocorrência de chuvas fracas ao longo do dia alternando com períodos de melhoria, sendo mais intensas na região de Salvador.

Destaque para todo o Centro-Sul, onde o tempo fica firme e as temperaturas se elevam proporcionando sensação de calor e, principalmente de abafamento na Região Sul, com máximas de até 34°C em Porto Alegre e muita umidade.

A formação do ciclone extratropical traz perigo?

No decorrer do sábado (10), uma região de cavado evolui para um sistema de baixa pressão sobre o Uruguai. Tempestades podem ocorrer na região de fronteira com o Rio Grande do Sul.

ciclone extratropical
Ciclone extratropical e sua frente fria associada sendo previsto para a noite sábado e a madrugada de domingo, segundo o modelo ECMWF.

No domingo (11), a baixa pressão se encontra no oceano e já pode ser classificada como um ciclone extratropical e sua frente fria deixa em alerta para temporais toda a metade sul do Rio Grande do Sul já na primeira parte do dia, e a partir da tarde o restante do território gaúcho.

ciclone extratropical
Previsão de rajadas de vento de 60 a 70 km/h no sábado no oeste e região central do Rio Grande do Sul.

Em relação aos ventos, rajadas de 60 a 70 km/h podem ocorrer no oeste e na porção central do Rio Grande do Sul, e de até 80 km/h no domingo no sul do estado. No Uruguai, os ventos podem passar dos 100 km/h na porção mais ao sul do território.