Calor fora de época seguido de dias de frio e chance de evento intenso

Nesta semana as temperaturas aumentam em boa parte do centro-sul e na virada de mês há incursão de uma massa de ar frio. O que esperar destes eventos? Saiba aqui.

Calor fora de época e avanço de massa de ar frio intensa no início de maio traz potencial para temperaturas negativas na Região Sul.

Frente fria no Rio Grande do Sul tem dificuldades de avançar e vem se mantendo sobre o estado, provocando chuvas volumosas, tempestade e queda de granizo no início desta semana.

Esses eventos intensos têm ocorrido principalmente pelo transporte de ar quente e o contraste em relação a uma massa de ar frio mais intensa, proporcionando condições muito propícias de tempo severo, além claro de condições nos alto nível da atmosfera.

Em vista da manutenção do atual cenário, o transporte de calor para o centro-sul do país se mantém nos próximos dias, trazendo uma condição térmica fora de época, com máximas em torno dos 30°C em várias localidades da Região Sul, passando facilmente deste patamar no Brasil Central.

No entanto, uma massa de ar frio inicia o seu avanço no fim desta semana proporcionando uma sensação mais amena para o fim de semana na Região Sul. O mesmo sistema consegue influenciar o Sudeste na próxima semana, porém, a incursão de outra massa de ar frio promete trazer o evento de frio mais intenso até o momento. Confira os detalhes dessa mudança a seguir.

A intensa massa de ar frio no início de maio

No próximo fim de semana, o ar frio fica mais restrito ao território gaúcho e ao leste do demais estado da Região Sul e do estado de São Paulo. As mínimas no sábado (30) já ficam abaixo dos 10°C na metade sul do Rio Grande do Sul e proporcionando valores em torno dos 11°C e 15°C na região metropolitana de Porto Alegre e nas demais regiões do estado.

Em Santa Catarina, o ar frio proporciona condições mais amenas e sensação de frio somente na região de Serra. Em Florianópolis a mínima fica em torno dos 19°C. No Paraná as temperaturas no início da manhã atingem os 14°C em Curitiba e no sul variam entre 13°C e 15°C. Em São Paulo, o ar frio proporciona uma condição amenas ao longo do dia com menores temperaturas entre 18°C e 19°C.

No domingo (01), a massa de ar frio é substituída por uma áreas de baixa pressão e as temperaturas sofrem um pequeno aumento, mas nada extremo, mantendo a condição amena em boa parte da Região Sul. O calor retorna para o norte e noroeste do Paraná e para o estado de São Paulo.

Mas é na semana seguinte que uma intensa massa de ar frio consegue de fato avançar pelo centro-sul do país e trazendo potencial para o evento de frio mais intenso até o momento.

O ar frio já influencia a Região Sul no início da semana, proporcionando sensação de frio, mas nada muito extremo. A partir da quarta-feira (04) que a massa de ar frio avança com mais liberdade de forma mais continental, o que favorece a redução expressiva das temperaturas na Região Sul, no Centro-Oeste e no estado de São Paulo.

A sexta-feira (06) é o dia em que o ar frio chega também ao sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro. Também é o dia quando se registram as menores temperaturas com mínimas próximas de 0°C nas regiões de serra e de planalto da Região Sul, com potencial para valores negativos em Santa Catarina, entre 3°C e 4°C entre o sul de mineiro e o nordeste de São Paulo.