Últimos dias do inverno têm calor de 40°C, chuvas fortes e tempestades severas; confira a previsão

Nos últimos dias do inverno o tempo fica instável com pancadas de chuva e riscos de tempestades severas. Em áreas do Brasil as temperaturas máximas chegam aos 40°C.

    Calor de 40°C, pancadas de chuva e tempestades severas marcam final do inverno.Fotos: Werther Santana/Estadão/Ricardo Wolffenbuttel/SECOM
    Calor de 40°C, pancadas de chuva e tempestades severas marcam final do inverno.Fotos: Werther Santana/Estadão/Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

    Os últimos dias do inverno serão marcados pela presença de instabilidades que provocam pancadas de chuva de forma isolada e tempo severo em áreas do Brasil. Além disso, as temperaturas máximas se mantêm elevadas neste final de semana.

    Chuvas isoladas e calor de 40°C são destaques desta sexta-feira (19) e do sábado (20). No domingo (21), além das altas temperaturas, as chances de tempestades severas aumentam sobre algumas regiões do Brasil.

    Acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes e informações para os últimos dias do inverno no país e saiba como fica o tempo em sua região.

    Sexta-feira e sábado: calor e pancadas de chuva são previstas

    A sexta-feira (19) e o sábado (20) começam com temperaturas amenas em áreas do centro-leste da Região Sul, em grande parte do Sudeste e também entre a Bahia e Pernambuco, com mínimas variando de 11°C a 18°C. Nas demais áreas do país, o calor já se faz presente logo no amanhecer, com mínimas entre 22°C e 29°C.

    Ao longo da sexta-feira (19) e do sábado (20), o calor predomina de norte a sul do Brasil. Na Região Sul, as máximas ficam entre 28°C e 30°C em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, alcançando até 36°C no noroeste do Paraná.

    Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde deste sábado (21).
    Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde deste sábado (21) mostra temperaturas chegando a 40°C.

    No Sudeste, Centro-Oeste e em boa parte das regiões Norte e Nordeste, as temperaturas ultrapassam os 30°C. A exceção fica para a faixa litorânea, onde as máximas variam entre 21°C e 27°C. No interior, o calor é mais intenso: no oeste paulista, no Triângulo Mineiro e em áreas do Mato Grosso do Sul, os termômetros podem chegar aos 38°C.

    As maiores temperaturas são esperadas para o Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Piauí, onde os termômetros variam entre 35°C e 40°C nesta sexta-feira (19) e no sábado (20).

    Há previsão de pancadas de chuva isoladas na tarde de sexta-feira (19) e sábado (20). No Sudeste e no Nordeste, os maiores volumes se concentram sobre o litoral, favorecidos pela maior presença de umidade transportada pelos ventos oceânicos, somada às temperaturas elevadas.

    Pancadas de chuva também estão previstas para outras áreas do Brasil, como no Centro-Oeste e na Região Norte. No Norte, as precipitações vêm acompanhadas de descargas elétricas e podem variar de moderada a forte intensidade. Situação semelhante é esperada para a Região Sul, onde as chuvas retornam neste sábado (20) ao Rio Grande do Sul, com risco de temporais isolados.

    Domingo: Riscos de tempestades severas aumentam

    Logo nas primeiras horas do domingo (21), o avanço de uma frente fria aumenta os riscos de tempestades severas sobre o Rio Grande do Sul. O sistema, que começou a se formar no final da noite de sábado (20), avança rapidamente pelo estado gaúcho e tem potencial para provocar transtornos.

    Precipitação e nebulosidade prevista mostra sistema avançando sobre a Região Sul neste domingo (21).
    Precipitação e nebulosidade prevista mostra sistema avançando sobre a Região Sul neste domingo (21).

    Durante a manhã de domingo (21), além de atuar sobre o Rio Grande do Sul, o sistema avança e atinge Santa Catarina e o Paraná. Nesses dois estados, são esperadas chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas.

    No período da tarde, a previsão de tempestades sobre a Região Sul permanece. Entretanto, novas áreas de instabilidade surgem em outras partes do país, com potencial para tempestades também em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

    Mapa de densidade de raios exibe as localidades com possibilidade de ocorrência de tempestades na tarde de domingo (21).
    Mapa de densidade de raios exibe as localidades com possibilidade de ocorrência de tempestades na tarde de domingo (21).

    No Mato Grosso, as chuvas previstas têm potencial para ser intensas, especialmente no norte do estado, onde há possibilidade de tempestades acompanhadas de raios.

    De acordo com os modelos de previsão do tempo, o cenário também é de instabilidade no Norte do Brasil, com chuvas abrangendo os estados do Amazonas e Pará. Nesses territórios, as tempestades já são esperadas devido às temperaturas acima dos 29°C, associadas à elevada umidade presente na região.

    Precipitação acumulada prevista entre a sexta-feira (19) e o domingo (21).
    Precipitação acumulada prevista entre a sexta-feira (19) e o domingo (21) mostra áreas com chuva acima de 100 mm.

    Entre sexta-feira (19) e domingo (21), os maiores volumes de precipitação estão previstos para o Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina. Em pontos isolados, os acumulados podem superar os 100 mm. Já em grandes cidades, a expectativa é de volumes acima de 50 mm, como em Uruguaiana/RS (63 mm), Alegrete/RS (72 mm) e Chapecó/SC (51 mm).

    Confira os volumes acumulados previstos entre sexta-feira (19) e domingo (21) algumas capitais do Brasil:

    • Porto Alegre/RS - 27 mm
    • Florianópolis/SC - 5 mm
    • Porto Velho/RO - 16 mm
    • São Paulo/SP - 1 mm
    • Recife/PE - 10 mm

    No Brasil Central, onde há previsão de chuva, os volumes não devem passar de 10 mm na maior parte da região. Já no centro-norte do Mato Grosso, bem como no Amazonas e Pará, os acumulados previstos variam entre 20 mm e 50 mm.