Bloqueio atmosférico continua sobre o Brasil e temperaturas podem chegar a 40°C até o final de julho
Temperaturas podem chegar aos 40°C em algumas áreas do Brasil. A presença de um bloqueio em boa parte do país permite a elevação das temperaturas que ocorre ao longo da próxima semana.

Nos últimos dias, semanas e meses temos visto temperaturas amenas, geadas e até mesmo cachoeiras congeladas foram flagradas neste período. Contudo, a tendência para os próximos dias é de que as temperaturas voltem a subir sobre grande parte do território brasileiro.
A previsão indica aumento nas temperaturas pelo menos até este final de julho. A permanência de um bloqueio atmosférico sobre o Brasil Central impede o avanço de frentes frias e massa de ar frio sobre áreas do Sudeste. Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Confira a tendência para as temperaturas até o final do mês de julho.
Máximas voltam a subir sobre o país até final de julho
A presença do bloqueio atmosférico nos últimos dias já promoveu temperaturas na casa dos 36°C e 37°C sobre as regiões do Pará, Tocantins e Piauí. E logo no início desta nova semana as temperaturas começam a subir sobre outras áreas como Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil.
Sobre o Centro-Oeste as temperaturas mais elevadas vão se concentrar sobre o oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Essas regiões já possuem características de registrarem temperaturas altas em comparação com as demais regiões do Brasil. A previsão é de que as temperaturas alcançam os 38°C em meados da próxima semana.

De acordo com o ECMWF Chars, entre os dias 21 e 28 de julho as temperaturas vão ficar acima da média para o período sobre grande parte do Brasil. Em algumas regiões, de acordo com o modelo Global Forecast System (GFS) a temperatura pode chegar aos 40°C em cidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas do estado mato-grossense, as máximas ficam próximas aos 37°C e aos 34°C em Mato Grosso do Sul e Goiás.
A previsão de calorão até o final do mês também se estende para outras áreas do Brasil. As temperaturas ficam elevadas sobre Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins, a máxima nestas localidades varia entre 34°C e 39°C pelos próximos 20 dias.
Partindo para o Nordeste, o Piauí e Maranhão serão os estados mais afetados da região com máximas próximas de 38°C, e em 35°C no Estado do Ceará. Nos demais estados temperaturas um pouco mais baixas, porém acima dos 30°C, caso de Pernambuco e Bahia.

A tendência é de que as temperaturas subam também no Sudeste do Brasil, na próxima semana as temperaturas sobem gradativamente e se aproxima dos 29°C, principalmente no oeste do estado paulista. Com o passar do dias e a permanência do bloqueio atmosférico, as temperaturas se elevam ainda mais. As máximas ficam próximas a 32°C no noroeste de São Paulo e de 34°C no Triângulo Mineiro na última semana de julho.