O tempo no fim de semana no Brasil: anticiclone favorece frio e chuva no país

Neste final de semana a presença de um anticiclone próximo a costa brasileira mantém as temperaturas mais baixas e auxilia na formação de nuvens de chuva sobre o Brasil.

    Ao longo deste final de semana as chuvas e o frio serão favorecidos por conta da presença de um anticiclone próximo a costa brasileira. Lembrando que o anticiclone é um sistema de alta pressão com movimentos circulares no sentido anti-horário e geralmente está associado a presença e ao transporte de massas de ar fria.

    Friozinho segue durante o amanhecer e tarde tem temperaturas amenas. As mínimas permanecem abaixo dos 10°C em diversos pontos do Brasil, enquanto que as máximas não chegam aos 25°C em duas das principais capitais do país, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

    Nos próximos dias, o sistema de alta pressão irá transportar ar frio para algumas regiões do Brasil, além de favorecer a presença de nebulosidades e, consequentemente, a ocorrência de chuvas no leste do Brasil, principalmente em áreas litorâneas. Além disso, a presença do anticiclone mantém as temperaturas amenas, com destaque para a Região Sudeste do país.

    Confira a previsão do tempo com mais detalhes para este final de semana.

    Fim de semana com máximas um pouco mais baixas

    A tarde desta sexta-feira (11) ainda será com temperaturas mais baixas sobre o país, principalmente nos municípios localizados no litoral do Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os ventos transportam ar frio para essas áreas que, mesmo em menor intensidade ao comparado com as últimas semanas, permite a manutenção das temperaturas amenas.

    Temperatura mínima prevista para a manhã de sábado (12).
    Temperatura mínima prevista para a manhã de sábado (12).

    Em Porto Alegre/RS a máxima não supera os 19°C e os 21°C em Florianópolis/SC. Nem mesmo no Rio de Janeiro/RJ as temperaturas sobem na tarde desta sexta (11), o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a máxima registrada fica próxima aos 23°C, deixando aquela sensação de frio na capital fluminense.

    No sábado (12) e domingo (13), as temperaturas mínimas começam a subir, mas em algumas localidades a previsão é de temperaturas abaixo de 10°C. A exemplo disso temos o centro- sul e norte do Rio de Grande do Sul, além das áreas da serra de Santa Catarina, sul do Estado Paraná e sul de Minas Gerais.

    Temperatura máxima prevista para a tarde de domingo (13).
    Temperatura máxima prevista para a tarde de domingo (13).

    Nas demais áreas da região Sul, as temperaturas variam entre 10°C em Passo Fundo/RS e 15°C em Colorado/PR. Já no Sudeste, as mínimas variam entre 12°C no Vale do Paraíba em São Paulo e 19°C no Triângulo Mineiro.

    Durante a tarde de sábado (12) e domingo (13), as temperaturas amenas serão registradas nas áreas mais a leste, ou seja, próximas ao litoral. Entre Porto Alegre/RS e o Rio de Janeiro/RJ, pouca variação de temperatura, máximas entre 18°C e 23°C. Inclusive na capital paulista, em São Paulo/SP os termômetros ficam próximos de 21°C.

    Chuva persiste no leste do país nos próximos dias

    O anticiclone também auxilia na presença de nuvens de precipitação sobre as áreas no leste do Brasil. Os ventos vindos do sul contém umidade que provoca a instabilidade, principalmente sobre o Espírito Santo. Nos próximos dias pancadas de chuva são previstas para áreas isoladas entre Santa Catarina e São Paulo.

    Mapa de precipitação acumulada entre sexta-feira (11) e domingo (13).
    Mapa de precipitação acumulada entre sexta-feira (11) e domingo (13).

    Nos próximos dias, alguns pontos do Brasil possuem previsão de chuvas, caso da faixa entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte. As chuvas previstas ocorrem de maneira isolada neste sábado (12) e domingo (13), em pequenas áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e também do Rio de Janeiro.

    Os acumulados previstos não são elevados, chegando aos 2 mm no litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No Estado do Rio de Janeiro, os volumes se concentram nas áreas de serra com acumulados na casa dos 5 mm. Os maiores volumes entre sexta-feira (11) e domingo (13) são previstos para Aracruz/ES e Vila Velha/ES, com precipitação variando entre 28 e 43 mm.