Avanço de forte massa polar e atuação de frente fria no Sudeste

O último fim de semana do inverno será marcado com o avanço de uma intensa massa de ar polar no Centro-Sul e pelo potencial de chuvas volumosas no leste paulista e no Rio de Janeiro. Confira os detalhes da previsão.

Frio, frente fria, fumaça SP e RJ
Massa de ar polar derrubas as temperaturas em parte do Centro-Sul no último fim de semana no inverno. Alerta de chuvas intensas em SP e no RJ.

O inverno astronômica de 2020 está chegando ao fim e o seu término não poderia ser mais característico: uma massa de ar polar consegue avançar e derrubar as temperaturas durante o último fim de semana da estação! Além dessa massa de ar polar, uma frente fria consegue chegar até o Sudeste e há potencial para chuvas volumosas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O principal fator que favoreceu essa mudança de padrão nessa transição de estação foi a Oscilação Antártica (AAO), através de uma tendência negativa, que deve se estender até pelo menos o final de Setembro.

Destaque da previsão do tempo

O sistema frontal, que provocou temporais no Rio Grande do Sul e pancadas isoladas no oeste dos estado de Santa Catarina e do Paraná, se encontra nesta sexta-feira (18) mais afastada no oceano, permitindo que o tempo firme predomine. No entanto, uma região de cavado contribui ainda para nebulosidade, chuva fraca e isolada entre o norte gaúcho e o sul catarinense pela manhã.

As temperaturas ficam mais amenas devido à incursão de uma massa de ar mais fria até o sul do Paraná. Já no norte de Santa Catarina e no restante do território paranaense, o calor ainda faz parte do dia. No restante do país, mais um dia de tempo seco e quente, com umidade relativa do ar abaixo dos 15% em boa parte do Brasil Central e máxima atingindo os 40°C.

No sábado (19), uma frente fria passa de forma costeira pela Região Sul, favorecendo o aumento da nebulosidade no leste dos três estados e para a ocorrência de chuva fraca e isolada. No entanto, o destaque do dia fica para a massa de ar polar que avança a sudoeste do território gaúcho, favorecendo o tempo mais firme no interior dos estados e para a queda das temperaturas. As mínimas do dia devem ocorrer na parte da noite, no mesmo período que o frio atinge o norte do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul, após uma tarde de muito calor.

O sistema frontal consegue chegar até o Sudeste durante a noite e muda o tempo no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, baixando a temperatura e provocando chuva fraca e ventos moderados.

No domingo (20), as mínimas podem chegar aos 3°C levando potencial para formação de geada no Rio Grande do Sul na região da Campanha, Sul, Norte e Serra. Previsão de tempo firme e ensolarado em todo o território gaúcho, oeste catarinense, oeste e norte do Paraná. Nas demais regiões do Sul, o tempo fica nublado, frio e com possibilidade de chuva fraca.

No entanto, o destaque fica para o leste paulista e o Rio de Janeiro, que por consequência da frente fria e dos ventos perpendiculares à costa, há potencial para chuvas intensas pela manhã no litoral norte paulista e sul carioca pela manhã. No decorrer do dia, as chuvas perdem intensidade e se mantêm até a noite, quando voltam a ocorrer com força, mas agora sobre todo o Rio de Janeiro, levando potencial para transtornos.

Para o restante do país, o tempo seco predomina, com pequeno aumento da nebulosidade e e ventos de sul transportando o ar mais frio até o sul de Rondônia, mas sem produzir grandes impactos de redução de temperatura.