Ar polar ganha força sobre o Sudeste do Brasil: SP, MG e RJ com alerta de geadas nesta quarta-feira
A queda mais acentuada das temperaturas no Sudeste será sentida nesta quarta-feira; há risco de ocorrência de geadas intensas em SP, MG e até mesmo outros estados. Confira regiões que serão mais afetadas.
- Mais informações: Frio histórico será registrado na região Sudeste

A entrada de uma massa de ar frio já está fazendo as temperaturas caírem em todo o centro-sul do país e formando geadas em todos os estados da região sul, além de parte do Mato Grosso do Sul.
De acordo com os registros de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), dezenas de municípios do RS, de SC, do PR e também do sul do MS registraram temperaturas negativas nesta terça-feira (24), com alguns casos muito intensos:
- São José dos Ausentes (RS) registrou mínima de -4,9°C;
- Bom Jesus (RS) registrou mínima de -4,8°C;
- General Carneiro (PR) registrou mínima de -4,4°C;
- Campos Novos (SC) registrou mínima de -3,1°C.

A chegada do frio já está sendo sentida em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste também. Ao longo desta quarta-feira (25), a massa de ar frio avançará ainda mais por outros estados do Brasil, trazendo temperaturas extremamente baixas para o Sudeste do país.
Previsão de geadas fortes no Sudeste e Centro-Oeste
De acordo com o que havia sido previsto e noticiado aqui na Meteored | Tempo.com, as temperaturas vão cair de maneira muito intensa na região sudeste nesta quarta-feira (25), especialmente durante o início da manhã, quando os termômetros devem atingir os menores valores do ano de 2025.
As temperaturas mínimas nestas regiões mencionadas podem chegar a 3°C, o que é suficiente para ocorrência de geadas, quando a umidade congela e há deposição de gelo sobre plantas e objetos expostos ao ar livre. Na região da Serra da Mantiqueira, as temperaturas podem chegar muito perto dos 0°C ou até mesmo valores negativos.

Nesta quarta-feira (25), o declínio das temperaturas também será sentido com grande intensidade em outras regiões do país, inclusive no restante do Centro-Oeste. Grande parte de Goiás, Brasília e Mato Grosso sentirão uma queda de alguns graus nos termômetros e um tempo mais ameno.
Além disso, o fenômeno ocasionará um episódio de friagem no norte do país. A queda das temperaturas será sentida até mesmo em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, com um declínio entre 3°C e 5°C nas temperaturas.

Embora as temperaturas continuem baixas ao longo de toda a semana e até o final do mês, conforme podemos observar na imagem acima, o frio extremo não será persistente. Já nesta quinta-feira (26), os termômetros voltam a subir o suficiente para que a possibilidade de geadas em todo o país decaia bastante, cessando no sudeste e sendo ocasionada apenas em municípios pontuais da região Sul.