Ar polar avança pelo Brasil nas próximas horas: INMET alerta para queda de temperatura para 11 estados

Após a passagem da frente fria, a chegada da massa de ar polar é aguardada no Brasil. O ar frio derruba as temperaturas e o INMET traz alerta de queda acentuada da temperatura.

    Geada registrada em na serra Catarinense em julho de 2024. Fonte: O Globo/Mycchel Legnaghi
    Geada registrada em na serra Catarinense em julho de 2024. Fonte: O Globo/Mycchel Legnaghi

    A massa de ar frio chega no Brasil ainda nesta sexta-feira (8) e provoca queda de temperatura de forma generalizada. Os estados da Região Sul serão os primeiros a sentirem o declínio na temperatura.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 11 estados estão em alerta amarelo por causa da queda de temperatura neste sábado (9) e domingo (10), confira:

    • Santa Catarina;
    • Paraná;
    • São Paulo;
    • Minas Gerais;
    • Rio de Janeiro;
    • Goiás;
    • Mato Grosso do Sul;
    • Mato Grosso;
    • Rondônia;
    • Acre;
    • Amazonas.

    Além do alerta de declínio de temperatura, o INMET emitiu alertas amarelo e laranja para a ocorrência de geadas, em especial as áreas entre a serra catarinense e a gaúcha. Veja a previsão do tempo com mais detalhes.

    Sul: temperatura negativa, geadas e neve

    A massa de ar polar vai avançar pelos estados da região e deixará as noites geladas em toda a Região Sul.

    O sábado (9) e domingo (10) amanhecem com temperaturas muito baixas e de forma generalizada sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As temperaturas nas porções oeste e centro do estado gaúcho, oeste catarinense e todo o estado paranaense variam entre 2°C e 7°C no sábado (9).

    chance de neve
    Previsão de chuva fraca nas regiões de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no início da manhã do sábado (8).

    O primeiro destaque fica para a possibilidade de neve e de outras precipitações invernais entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina por volta do início da manhã deste sábado (9), entre as 6 e 9h, quando há previsão de chuva fraca e as temperaturas na altura das nuvens (850 hPa) ficam em torno de 0°C.

    onda de frio neve
    Temperatura no nível de 850 hPa em 0°C e negativa, juntamente com a ocorrência de chuva, traz a possibilidade de precipitação invernal.

    No domingo (10), temperaturas ainda mais baixas, onde variam entre 2°C e 5°C em grande parte do Rio Grande do Sul, de 1°C a 3°C em Santa Catarina, com exceção da serra, onde as temperaturas ficam negativas, e entre 2°C e 7°C em todo o estado do Paraná.

    Temperatura mínima prevista para a Região Sul neste sábado (9).
    Temperatura mínima prevista para a Região Sul neste sábado (9).

    As chances de geadas são grandes e a expectativa é que ocorram de forma abrangente sobre os estados da Região Sul a partir deste sábado (9). A intensidade será maior no domingo (10), quando as temperaturas serão menores.

    Sudeste: temperaturas caem 5°C a partir do sábado

    A massa de ar frio também vai chegar ao Sudeste com força total a partir deste sábado (9). As temperaturas na região caem 5°C em menos de 24 horas, além das de se manterem abaixo da média para o período.

    O amanhecer de sábado (9) terá temperaturas acima entre 13°C e 14°C em diversas regiões do estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Contudo, a chegada da massa de ar polar durante a tarde não irá permitir que as temperaturas máximas subam.

    Massa de ar polar terá maior força sobre o Sudeste neste domingo (10).
    Massa de ar polar terá maior força sobre o Sudeste neste domingo (10).

    No estado paulista, a máxima não supera os 25°C enquanto que Minas Gerais experimenta, novamente, o contraste térmico de até 15°C entre o Sul de Minas e o norte do estado.

    Em alguns pontos da Serra da Mantiqueira, há riscos de geadas principalmente nos municípios aos pés da Serra. Nesta região haverá pontos em que a máxima não irá superar os 10°C neste domingo (10).

    No domingo (10), as temperaturas mínimas despencam sobre São Paulo e Minas Gerais. A previsão é de que as temperaturas vão ficar entre 5°C (próximo ao Paraná) e 10°C (próximo ao Triângulo Mineiro) em São Paulo e entre 6°C e 10°C no Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Há possibilidade de geadas nas áreas mais altas dos estados.

    Temperatura máxima prevista para a tarde de domingo (10).
    Temperatura máxima prevista para a tarde de domingo (10).

    A massa de ar polar chegará com mais intensidade ao Rio de Janeiro na tarde de domingo (10). Apesar do céu claro e da presença do sol, as temperaturas não superam os 25°C no estado fluminense. Em especial a Região Serrana, com máximas de 14°C na tarde de domingo (10).

    Centro-Oeste e Norte: previsão de friagem

    Dentre os estados do Centro-Oeste e Norte do Brasil, Mato Grosso do Sul será o mais afetado pela massa de ar frio que chega à região neste sábado (9). No sul do estado as temperaturas para o amanhecer de amanhã (9) e domingo (10) ficam entre 5°C e 7°C.

    Nos outros estados das regiões, há previsão de queda nas temperaturas mínimas em Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre. No Mato Grosso, mínima prevista de 14°C para este sábado (9) e domingo (10) e de 12°C no centro-sul de Goiás. Enquanto que em Rondônia e Acre, terão amanheceres com temperatura entre 19°C e 21°C.

    Temperatura mínima prevista para o domingo (10) no Centro-Oeste.
    Temperatura mínima prevista para o domingo (10) no Centro-Oeste.

    As máximas não vão disparar no Mato Grosso do Sul, Goiás e oeste do Mato Grosso. Nestas áreas, os termômetros variam entre 20°C (Campo Grande/MS) e 26°C (Cuiabá/MT). Em Rio Branco/AC e Porto Velho/RO as máximas ficam acima dos 30°C.