Frente fria está no Brasil, avança e provoca chuvas intensas: o sistema vai afetar até 9 estados; confira a previsão

Chuvas intensas são previstas para o Brasil nos próximos dias após a chegada da frente fria. Conforme o sistema avança, a previsão é que 9 estados sejam afetados.
- Veja também: Frente fria chega nesta quinta-feira e traz tempestades para 5 estados: INMET emite aviso para 663 cidades; confira
A frente fria chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (7). O novo sistema provoca chuvas intensas e aumenta os riscos de tempestades isoladas em alguns estados brasileiros. A frente fria já provocou chuvas em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Veja a lista completa dos 9 estados que serão afetados pela frente fria:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Mato Grosso do Sul;
- Bahia.
A seguir a previsão do tempo com mais informações sobre como a frente fria vai atuar na sua região.
Sul: frente fria atua ao longo da sexta-feira
Na madrugada de sexta-feira (8), a frente fria terá se deslocado, mas sua área de atuação ficará concentrada sobre a Região Sul. Os municípios do oeste paranaense, como Cascavel/PR, vão registrar chuvas. De acordo com o modelo de previsão do tempo, a expectativa é de que as chuvas sejam intensas.

As chuvas continuarão durante o período da manhã e chega ao Centro-Oeste. Em Florianópolis/SC, previsão de chuvas leves desde a madrugada e em Curitiba/PR, chuvas mais intensas que também se espalham para Ponta Grossa/PR, Faxinal/PR e áreas do Mato Grosso do Sul. Os municípios próximos a Campo Grande/MS e áreas do sudeste do estado, tem previsão de chuva durante a manhã desta sexta-feira (8).
Sudeste: frente fria atua entre a sexta-feira e o domingo
Entre a tarde e a noite de amanhã (8), o sistema vai chegar à Região Sudeste do Brasil e provoca chuvas intensas em alguns pontos isolados do estado de São Paulo. Há possibilidade de transtornos com o registro de chuvas mais fortes, principalmente volumes mais elevados em um curto período de tempo.
O amanhecer de sábado (9) será com tempo fechado em grande parte leste da Região Sudeste. O sistema terá alcançado o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro ainda na manhã de sábado (9). No período da tarde a frente fria vai provocar chuvas nessas áreas, mas a intensidade será fraca em sua grande maioria. No Rio de Janeiro, áreas serranas tem maior possibilidade de chuvas intensas.

Durante a noite de sábado (9) a manhã de domingo (10) o tempo volta a ficar mais firme, contudo, durante a tarde de domingo (10) a circulação atmosférica transporta umidade para áreas do leste da Região onde o tempo fica, novamente, com a presença de nebulosidade.
Enquanto isso, a frente fria segue avançando sobre o Brasil e alcança o Estado do Espírito Santo onde provoca chuvas isoladas no estado. Além disso, atinge o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, onde terá o aumento de nebulosidade e a possibilidade de uma tarde de domingo (10) com pancadas de chuva leves e pontuais.
Nordeste: frente fria chega na segunda-feira
Na segunda-feira (11), a frente fria estará atuando no Nordeste e atinge diversos municípios da Bahia da qual promoverá o aumento da nebulosidade. Com isso, o tempo fica fechado no sul, centro e leste do estado baiano.

Há previsão de pancadas de chuva com baixos volumes pluviométricos e de forma bastante pontual na Bahia. Com o passar da segunda-feira (11) as chuvas devem alcançar ainda, a capital Salvador/BA, proporcionando chuva leve sem riscos de transtornos.