Ar frio está chegando e vai trazer sequência de noites e madrugadas frias para o Sul e o Sudeste; confira
Após a passagem de uma frente fria neste fim de semana, as temperaturas terão uma queda significativa a partir da segunda-feira nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, inclusive com risco de geada isolada no Sul.

Neste fim de semana, uma frente fria passará de forma mais costeira pelas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas ainda assim favorecendo a ocorrência de instabilidades, com chuvas localmente intensas e temporais.
A partir da segunda-feira (19), com o sistema frontal afastado, uma área de alta pressão vai se aproximar e fazer uma massa de ar frio ingressar pelo Sul do país e, posteriormente, pelo Sudeste, causando uma queda significativa nas temperaturas em ambas as Regiões, o que dará um alívio ao calorão desses últimos dias.
Mesmo assim, o segundo episódio de geada do verão de 2026 pode ocorrer já na próxima semana em áreas serranas catarinenses, ainda que de forma fraca e bem isolada. Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão do tempo.
Região Sul
As temperaturas caem bruscamente no Sul a partir da segunda-feira (19) devido à incursão da massa de ar frio. As tardes tendem a ficar mais agradáveis, enquanto as noites tendem a ficar mais amenas, ou até mesmo frias em algumas localidades.
As mínimas ficam abaixo dos 20°C em boa parte da Região na segunda-feira (19). Elas variam predominantemente entre 16°C e 19°C no centro-leste do Paraná, na porção central de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Contudo, elas podem cair para os 14°C na fronteira gaúcha com o Uruguai e nas Serras Gaúcha e Catarinense.
As máximas na segunda-feira (19) não ultrapassam os 26°C em boa parte dos três estados, e variam de 13°C a 16°C nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Contudo, é na terça-feira (20) que as temperaturas diminuem mais ainda. As mínimas ficam entre 11°C e 16°C na maior parte da Região (com exceção do oeste paranaense). Mas na Serra gaúcha elas chegam a baixar até aos 9°C e na Serra Catarinense até aos 6°C.
Corrigindo os valores da previsão do modelo, as mínimas podem cair para pouco abaixo dos 5°C na região serrana de Santa Catarina, o que deixa um alerta para risco de formação de geada fraca e isolada em alguma localidade desta região, algo mais pontual.

As máximas ficam amenas na terça-feira (20), variando entre 20°C e 25°C no centro-leste gaúcho, em boa parte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Contudo, nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, elas variam entre 13°C e 16°C.
Na quarta-feira (21), as condições serão semelhantes, com temperaturas mais baixas durante a madrugada e manhã, com mínimas de 10°C no Rio Grande do Sul e de 6°C a 9°C na Serra catarinense. Já as máximas, começam a aumentar um pouco, variando entre 22°C e 27°C no centro-leste dos estados, mas chegando aos 30°C no oeste deles.
Região Sudeste
Ao longo da próxima semana, a parte da Região Sudeste também estará sob influência da massa de ar frio, que deixará as tardes mais amenas e agradáveis e as madrugadas com temperaturas mais baixas para esta época do ano.
As temperaturas mínimas na segunda-feira (19) já ficam entre 19°C e 23°C em grande parte dos quatro estados da Região, mas especialmente em áreas de Minas Gerais elas caem para 16°C-18°C. As máximas por enquanto continuarão elevadas na Região, com exceção da faixa leste de São Paulo, onde variam entre 20°C e 24°C.
Na terça-feira (20), mínimas entre 16°C e 20°C em grande parte de São Paulo e Minas Gerais, e de 16°C a 18°C na Região Serrana do Rio de Janeiro e de 20°C a 24°C no Espírito Santo. As máximas diminuem em relação ao dia anterior e variam entre 17°C e 22°C no leste paulista, no sul mineiro e sul carioca.

Mas é na quarta-feira (21) que as temperaturas diminuem expressivamente (mapa acima), com mínimas mais baixas e o friozinho mais abrangente. As mínimas variam entre 14°C e 19°C em praticamente todo o São Paulo e de 13°C a 17°C no sul e centro-sul de Minas Gerais, e nas áreas serranas do Rio de Janeiro.

Na tarde de quarta-feira (21), apesar de algumas áreas terem temperaturas elevadas de até 29°C (como o oeste paulista), as máximas ficam mais amenas no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nestas áreas, elas variam entre 16°C e 23°C.