Adeus, calorão: frente fria traz alívio térmico e alerta de temporais ao Sudeste; saiba quando
Uma nova frente fria avançará pela costa do Sudeste a partir do fim de semana, provocando temporais e chuvas intensas. O sistema também trará um alívio ao calorão na Região na segunda-feira. Veja os detalhes.

Nestes últimos dias, parte da Região Sudeste do Brasil tem enfrentado condições típicas de verão, com calor, pancadas de chuva e temporais, o que já trouxe transtornos à população como alagamentos e enxurradas na área urbana. E essas condições de chuvas mais localizadas vão permanecer ao longo desta semana.
Contudo, a partir do próximo fim de semana, uma nova frente fria avançará pelo Sudeste, atuando de forma mais costeira, mas ainda contribuindo para a ocorrência de instabilidades em boa parte da Região.
Mas é na segunda-feira (19) que o sistema frontal ganha intensidade e se aproxima do Sudeste, aumentando o potencial para chuvas intensas e abrangentes e tempestades em toda a Região, além de trazer um alívio ao calor. Veja a seguir mais detalhes da previsão do tempo.
Frente fria deixa alerta de temporais a partir do fim de semana
Como já comentamos, o calor e alta umidade do ar têm provocado pancadas isoladas, com chuvas localmente intensas no Sudeste, o que é comum para esta época do ano. Mas a partir do sábado (17), a frente fria já influencia indiretamente as condições do tempo na Região.
O sábado (17) começa com muitas nuvens na Região e chuvas fracas ocorrem no leste de São Paulo. Durante a tarde, as instabilidades ganham intensidade e são esperadas pancadas de chuva, podendo ser localmente intensas, e tempestades em quase todo o estado de São Paulo (com exceção do extremo oeste), no Triângulo Mineiro, sul e centro de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. Não se descarta a possibilidade de granizo isolado nestas áreas.
Durante a noite do sábado (17) as chuvas continuam acontecendo nestas áreas, porém de forma mais fraca do que no período da tarde. Elas ocorrem com até moderada intensidade, mas podem vir acompanhadas por descargas elétricas.
No domingo (18), as condições meteorológicas serão semelhantes. A manhã já começa com instabilidades na faixa leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. À tarde, as chuvas ganham força e são esperadas pancadas de chuva e tempestades em praticamente todo o estado paulista, no sul carioca e em Minas Gerais (com exceção do noroeste e nordeste).

Durante a noite do domingo (18), há alerta de pancadas de chuva e tempestades isoladas em São Paulo, especialmente em áreas do interior, e em Minas Gerais (principalmente na porção oeste).
Na segunda-feira (19), a frente fria já estará nas proximidades da costa do Sudeste, e contribuirá para o aumento das instabilidades na Região. No período da manhã, ocorrem chuvas de até moderada intensidade no centro-leste paulista, no estado carioca e no sul e leste mineiros, incluindo as capitais.

Ao longo da tarde de segunda-feira (19), a tendência é de que as instabilidades ganhem reforço, sendo esperadas chuvas fortes e abrangentes em todo o Sudeste, incluindo agora o Espírito Santo. E também há risco de tempestades nos quatro estados.
À noite, ainda há potencial para chuvas de até moderada intensidade e temporais isolados nos quatro estados da Região, mas especialmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Sistema frontal traz alívio térmico na segunda-feira
A tendência da previsão mostra que na segunda-feira (19), com o avanço da frente fria costeira, haverá um alívio ao calorão que têm sido sentido na Região.
Após dias de temperaturas elevadas, especialmente no estado carioca, onde foram registrados valores acima de 40°C no início desta semana, as máximas não passam dos 30°C nesta segunda-feira (19) em praticamente toda a Região Sudeste, conforme pode ser observado no mapa abaixo.

Temperaturas máximas entre 29°C-30°C serão registradas apenas na divisa oeste de São Paulo, no extremo norte do Rio de Janeiro e em algumas localidades do interior e do leste de Minas Gerais. Contudo, valores de até 34°C podem ser registrados no extremo noroeste do Espírito Santo. As temperaturas nas demais áreas ficam mais amenas, variando entre 20°C e 26°C.
Nas capitais da região, as temperaturas máximas durante a tarde de segunda-feira (19) serão de:
- São Paulo: 23°C
- Rio de Janeiro: 26°C
- Minas Gerais: 23°C
- Vitória: 30°C
Durante a noite de segunda, as temperaturas caem e ficam abaixo dos 23°C em praticamente toda a Região, e variando entre 16°C-18°C nas áreas mais elevadas dos estados.