Após terça-feira (30) de temporais, chuvas continuam na Região Sul até o sábado (4); confira

Esta terça-feira iniciou com temporais e ventos fortes no Sul do Brasil, e as condições para chuvas intensas e temporais localizados continuam ao longo da semana na região. Veja aqui os detalhes.

Previsão de precipitação (em mm) para a manhã (9h) de sexta-feira (3) na Região Sul do Brasil, segundo o modelo europeu ECMWF.

O último dia de setembro começou com chuvas pontualmente intensas, tempestades isoladas e rajadas de vento no oeste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, condições associadas a uma área de baixa pressão entre a Bolívia, o Paraguai e a Argentina.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de ‘Perigo Potencial’ para esta terça-feira (30) na Região Sul do Brasil: risco de tempestades significativas, com chuvas de até 50 mm, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. Isso pode trazer transtornos como estragos em plantações, quedas de galhos de árvores, alagamentos e enxurradas.

Ao longo desta terça-feira (30), as instabilidades ganham intensidade e se espalham pela Região Sul do país, levando risco de tempestades e eventual queda de granizo para os três estados. E durante a semana, as previsões do modelo de confiança da Meteored indicam que as chuvas continuam na Região. Acompanhe abaixo os detalhes.

Chuvas continuam ao longo da semana na Região Sul

Na quarta-feira (1º de outubro), as instabilidades enfraquecem e o tempo tende a ficar mais firme em parte da Região Sul, com variação de nebulosidade ao longo do dia. Ainda assim, pode chover de forma fraca e isolada em áreas do leste e do nordeste do Rio Grande do Sul, no leste e centro de Santa Catarina e oeste do Paraná. Contudo, o mais significativo neste dia são as chuvas pontualmente intensas e com temporais isolados a partir da tarde na região da Grande Curitiba (incluindo a capital) e nos Campos Gerais, nas proximidades de Ponta Grossa.

Porém, na quinta-feira (2), as chuvas retornam com força à Região Sul já no período da manhã, especialmente no Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, as áreas afetadas serão o norte, o oeste, região central e Região da Campanha, onde as chuvas ocorrem com até forte intensidade e acompanhadas por tempestades. Na porção centro-sul do Paraná e em Santa Catarina também são esperadas chuvas contínuas ao longo da quinta-feira (2), porém, estas não serão intensas.

Previsão de precipitação (em mm) para a tarde (14h) de quinta-feira (2) na Região Sul do Brasil, segundo o modelo europeu ECMWF.

Na sexta-feira (3), as condições do tempo na região são semelhantes às do dia anterior. Já a partir do período da manhã, são esperadas chuvas no centro-sul e leste do Paraná e no estado catarinense, que podem ocorrer de forma pontualmente intensa.

Já no estado do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem de forma intensa e acompanhadas por tempestades, principalmente entre a manhã e o início da tarde e em áreas do norte, do oeste, do centro e na Região da Campanha.

Previsão de densidade de raios para a manhã (9h) de sexta-feira (3) na Região Sul do Brasil, segundo o modelo europeu ECMWF.

As instabilidades seguem atuando em parte da Região Sul ao longo do sábado (4), quando são esperadas chuvas localmente intensas e risco de tempestades no norte e no nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, e no centro-sul e leste do Paraná, incluindo a capital Curitiba.

Volumes expressivos no Sul do Brasil até o sábado

Até a noite (21h) do próximo sábado (4), os volumes mais expressivos de precipitação serão registrados nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No Paraná, os totais (mm) chegam perto de 70 mm no extremo sul do estado.

Em grande parte do estado catarinense, os acumulados (em milímetros) ficam acima dos 50 mm, e podem pontualmente alcançar a faixa dos 100 mm em áreas do leste e do centro.

Previsão do acumulado de precipitação (em mm) até a noite (21h) de sábado (4).

Já no Rio Grande do Sul, os maiores acumulados serão registrados em áreas do centro e do oeste do estado, onde ultrapassam os 110 mm, e podem chegar na casa dos 160 mm no oeste.

Nas capitais da Região, as precipitações totais (em mm) registradas até o final de sábado (4) serão: Porto Alegre: 10,8 mm, Curitiba: 29,8 mm e Florianópolis: 44,9 mm.