Após ciclone, frente fria pode trazer mais chuvas intensas na próxima quarta,12; veja as áreas em risco

Após a passagem de uma frente fria, o tempo voltará a ficar relativamente firme a partir do domingo na região Sul; No entanto, tudo indica que as chuvas retornarão com força na quarta-feira da semana que vem.

Um ciclone está se configurando na altura da região Sul. Junto à sua frente fria associada, o sistema deve causar chuvas significativas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo deste final de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas vermelhos para parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta sexta-feira (7). Há risco de chuvas acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

O sistema continuará ocasionando chuvas fortes em grande parte do país até a terça-feira (11), com acumulados que ultrapassam os 100 mm em diversos municípios - inclusive do Sudeste e Centro-Oeste. Essa situação pode ser observada na imagem abaixo:

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima terça-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima terça-feira mostra que os volumes totais de chuva podem ultrapassar os 100 mm em diversos municípios do Brasil (cores avermelhadas)

Chuvas fracas ainda continuarão se formando na região Sul ao longo do sábado (8), após a passagem do sistema, mas no domingo (9), o tempo volta a ficar predominantemente firme na região Sul, apenas com risco de chuvas fracas nos municípios litorâneos do RS, SC e PR.

A tendência é de que o tempo continue firme e seco em toda a região Sul ao longo não apenas do domingo (9), como também da segunda-feira (10) e da terça-feira (11). Predominará o céu aberto e sol na região.

Apesar desse período de trégua, previsões indicam que o tempo pode voltar a mudar na quarta-feira (12), devido à formação de um ciclone na altura da Argentina e sua frente fria associada.

Nova frente fria atinge a região Sul na quarta-feira

Com o desenvolvimento deste sistema, uma frente fria começará a avançar pela região Sul já na madrugada de quarta-feira, trazendo tempestades fortes com descargas elétricas (raios), como pode ser observado na imagem abaixo:

Previsão de densidade de raios na quarta-feira durante a madrugada.
Previsão de densidade de raios na quarta-feira durante a madrugada mostra tempestades se formando na fronteira entre o RS e Uruguai. As tempestades avançarão pelo estado.

Ao longo da quarta-feira, as tempestades avançarão pela região Sul. Durante a tarde e a noite, elas estão atingindo Santa Catarina e Paraná, trazendo chuvas fortes que podem ocasionar alagamentos, enchentes e pequenos deslizamentos de terra.

No final do dia, o sistema chega também às regiões Centro-Oeste e Sudeste - atingindo, mais especificamente, os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, ocasionando pancadas fortes de chuva em ambos os estados durante a noite.

Previsão de chuvas no final da próxima quarta-feira.
Previsão de chuvas no final da próxima quarta-feira mostra chuvas fortes se formando entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, devido ao avanço de uma frente fria ao longo do dia.

Esse sistema organizará a circulação de umidade e de ventos de maneira a formar uma banda de precipitação estacionária, abrangendo os estados de SP, MS, PR e também parte do Centro-Oeste e do Norte do país.

Previsões climáticas indicam que essa banda de nebulosidade e chuva se manterá relativamente estacionária ao longo de uma semana, fazendo com que o período entre 10 e 17 de Novembro registre volumes de chuva acima do normal na região mencionada - como pode ser observado na imagem abaixo:

Previsão de anomalia de chuvas entre os dias 10 e 17 de novembro.
Previsão de anomalia de chuvas entre os dias 10 e 17 de novembro mostra uma banda de chuvas intensas na porção central do país - abrangendo especialmente o Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

A depender das condições meteorológicas no restante do país e da presença de outros sistemas - como a presença de um Vórtice Ciclônico sobre a região Nordeste e a Alta da Bolívia - essa banda de nebulosidade pode se estender o suficiente para configurar um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) capaz de causar chuvas intensas sobre o país ao longo de Novembro.