Massa de ar frio chega ao Brasil em breve: temperaturas atípicas se espalham pelo centro-sul; confira
Uma segunda massa de ar frio, ainda mais intensa do que a primeira, vai avançar pelo país ao longo dos próximos dias, fazendo as temperaturas caírem e formando geadas tardias.
- Mais informações: Novembro pode ser mais frio e chuvoso que o normal neste ano

Uma massa de ar frio passou pelo país nos últimos dias, fazendo as temperaturas da região Sul caírem de maneira pronunciada. O sistema também atingiu parte da região Sudeste, mantendo as temperaturas mais amenas. Entre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas giraram entre 10°C e 15°C.
Já na própria sexta-feira (7), a massa de ar frio estará atingindo o Rio Grande do Sul. ao longo do sábado (8), ela avançará por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de atingir parte de Minas Gerais (Alto Paranaíba e sul), Rio de Janeiro (do sul até a região metropolitana da capital), sul do Mato Grosso e sul de Goiás.

No domingo (9), a massa de ar frio será capaz de atingir todo o restante da região Sudeste (até mesmo o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo), tornando as temperaturas mais amenas; e avançará também por Goiás, chegando até a altura do Distrito Federal.
Frio perdura e pode causar geadas pontuais
Como resultado, já na madrugada e no início da manhã de domingo (9), as temperaturas em grande parte de Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná podem atingir valores abaixo dos 10°C. Na serra gaúcha e catarinense, as temperaturas mínimas podem chegar a até 3°C, ocasionando a formação de geadas tardias pontuais.

Ao longo da segunda-feira (10) e da terça-feira (11), as temperaturas voltam a subir na região Sul. embora as mínimas ainda girem em torno de 10°C a 15°C, podendo chegar a valores inferiores a 10°C em alguns municípios, a chance de geadas após o domingo reduz drasticamente e se torna improvável.
No entanto, a massa de ar frio continuará avançando em direção norte, e chegará até a Bahia. Em Vitória da Conquista, por exemplo, as temperaturas máxima / mínima caem de 28°C / 19°C nesta quinta-feira para 21°C / 15°C na terça-feira.

Como resultado disso, ao longo da semana que vem, grande parte das capitais destes estados (que estão localizadas ou na região litorânea ou muito próximas do litoral) permanecerão registrando temperaturas abaixo da média, como pode ser observado na imagem abaixo.
No interior do país, no entanto - especialmente no norte de São Paulo, no noroeste de Minas Gerais, em Goiás e no Mato Grosso - as temperaturas voltam a subir mais significativamente, ficando novamente em patamares acima da média.

Esse frio intenso, especialmente acompanhado por geadas tardias na região Sul, não é tão comum para o mês de Novembro. Geralmente, nos meses finais do ano, as temperaturas tendem a atingir patamares mais elevados e geadas são muito raras. Por isso, o clima deste mês de novembro está se mostrando bastante atípico.
Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e do clima ao longo do mês de Novembro. Assim você garante que não será pego desprevenido pelo mau tempo e pelo frio fora de época.