Alerta de chuvas volumosas para parte do Centro-Sul nos próximos dias

Esta semana será de tempo instável e de muita chuva para o Centro-Sul do país, com maiores volumes ocorrendo nos estados de Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul. Parte do Centro-Oeste e do estado de São Paulo também possuem alertas.

alerta; chuvas volumosas; temporais
Alerta de chuvas volumosas para parte do Centro-Sul. Os maiores volumes e potencial para transtornos estão para os estados de SC, PR e MS.

Nos próximos dias, as chuvas se mantêm concentradas em parte do centro-sul e oeste do país, deixando em alerta de volumes elevados os estados de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Em relação às temperaturas, a sensação fica mais amena e agradável em toda a Região Sul. Já no restante do país o calor ainda persiste, principalmente no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste, devido ao tempo mais firme e a manutenção do escoamento de quadrante norte.

Alertas e destaques para a segunda-feira

A frente fria que avançou ao longo do domingo (17) e provocou chuvas de moderada a forte intensidade e até temporais, se mantém atuante sobre a Região Sul. Previsão de tempo nublado e chuvoso no leste de Santa Catarina, norte e centro-leste do Paraná, e no Mato Grosso do Sul, com chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã e mais intensas, com forte potencial para transtornos, no período da tarde.

No Rio Grande do Sul, o tempo segue firme em praticamente todo o estado, com tempo mais fechado no norte e nordeste, onde há chance de chuva fraca pela manhã, com abertura a partir do meio da tarde.

No restante do Centro-Oeste e no estado de São Paulo, também o tempo fica instável, com ocorrência de chuvas isoladas pela manhã e a partir da tarde, com potencial para temporais localizados, que chegam, no território paulista, somente até a porção central e norte do estado. Nas demais regiões do Sudeste, o dia fica com tempo firme e bastante quente.

Alertas e destaques para a terça-feira

Na terça-feira (19), o sistema frontal se mantém estacionado sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná. Mesmo com o afastamento da frente fria mais para o oceano, uma baixa pressão próximo à costa favorece essa condição. Previsão de tempo chuvoso desde o norte do Rio Grande do Sul até o oeste paulista e sul do Mato Grosso do Sul. Chuvas intensas podem ocorrer pela manhã de forma mais isolada no norte gaúcho, no oeste e norte catarinenses, leste do Paraná, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

A atenção para esta semana está para a persistência das chuvas e para a forte intensidade que ocorrem a partir do período da tarde nos estados de SC, PR e MS, onde os acumulados nas próximas 72 horas podem chegar próximos dos 200 mm.

No período da tarde, as instabilidades ganham intensidade e chuvas volumosas deixam em alerta desde o norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul, passando pelo centro-oeste de São Paulo.

No restante do país, padrão isolado para o Centro-Oeste e, o principal destaque, tempo seco e quente nos demais estados do Sudeste, na metade leste de Goiás e na Bahia.

Alertas e destaques para a quarta-feira

Na quarta-feira (20), o padrão é bastante semelhante, uma vez que, mesmo com o afastamento completo do sistema frontal para o oceano, uma região de cavado mantém o tempo instável nas mesmas regiões que a do dia anterior, com chuvas desde a primeira parte do dia. No período da tarde, há alerta para temporais, principalmente no norte gaúcho, oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul.

Destaque para a faixa de tempo seco que adentra mais pelo Centro-Oeste, chegando ao leste do Mato Grosso e predominando pelo estado de Goiás. O potencial de chuvas também diminui para o leste da Região Norte e interior nordestino, com previsão de pancadas muito isoladas a partir do meio da tarde.