Alerta de chuvas intensas: Litoral de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo seguem sob aviso

Ao longo dos próximos dias, pancadas de chuva continuarão se formando na região litorânea do Sul e do Sudeste, causando transtornos como alagamentos e pequenos deslizamentos.

Previsão de probabilidade de chuvas na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuvas na sexta-feira durante a tarde mostra que chuvas continuarão se formando em toda a região litorânea do Sul (SC e PR) e do Sudeste (SP, RJ, ES).

Os litorais da região Sul e Sudeste estão enfrentando condições de tempo adversas nos últimos dias, com chuvas e ventos intensos. Previsões indicam ainda que a situação pode continuar nos próximos dias.

No Rio Grande do Sul, o litoral está neste momento sob alerta para chuvas intensas e ventos fortes. Há risco de chuvas de até 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Além disso, a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla.

Chuvas volumosas também deixam o litoral de Santa Catarina e Paraná em alerta, com acumulados de até 50 mm/dia e possibilidade de transtornos como alagamentos e deslizamentos.

Tempestades continuam se formando na região Sul

Previsões indicam que as chuvas continuam causando transtornos ao longo da sexta-feira (11) no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Sábado (12), as chuvas tendem a diminuir, mas ainda há possibilidade de chuvas fracas. Os ventos fortes continuam, especialmente no estado gaúcho.

Previsão de nebulosidade e chuva no Domingo de manhã.
Previsão de nebulosidade e chuva no Domingo de manhã mostra o avanço de uma frente fria na altura do Rio Grande do Sul. O sistema causará chuvas também em Santa Catarina e Paraná.

Entre o final do sábado (12) e o domingo (13), a formação de uma nova frente fria sobre a região trará pancadas de chuva novamente para a região litorânea e também para o interior dos estados - especialmente norte gaúcho, oeste de Santa Catarina e Paraná, podendo causar mais transtornos. Após sua passagem, os ventos tendem a se acalmar na semana que vem.

Pancadas de chuva também se formam na região Sudeste

A região Sudeste também está sob aviso de chuvas intensas de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h, com possibilidade ainda de queda de granizo. As regiões mais afetadas ao longo dos próximos dias serão:

  • São Paulo: litoral sul, região metropolitana da capital e vale do paraíba
  • Rio de Janeiro: estado inteiro
  • Minas Gerais: especialmente o sul mineiro e zona da mata
  • Espírito Santo: sul do estado

No interior dos estados também há risco de pancadas de chuva ao longo dos próximos dias, sendo que a chuva pode se formar em praticamente todos os municípios do Sudeste.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostram que pancadas de chuva devem se formar em grande parte do Brasil, inclusive no Sul e Sudeste do país.

A exceção é o norte e noroeste de Minas Gerais, onde o risco de chuva é menor e municípios como Montes Claros e arredores permanecem com tempo predominantemente firme.

Centro-Oeste e Norte também registrarão chuvas fortes

Enquanto isso, pancadas de chuva continuarão se formando em todo o Centro-Oeste e Norte do Brasil, especialmente durante a tarde e a noite. Os acumulados de chuva podem chegar a 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h em alguns estados.

Essas tempestades podem causar transtornos como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios) especialmente no Mato Grosso, Rondônia, Pará e Amazonas.

Para obter informações mais detalhadas para a sua cidade específica, não deixe de conferir a previsão detalhada que está disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com, que mostra inclusive os acumulados de chuva esperados para os próximos dias.