Alerta: chuvas intensas em boa parte do país e ciclone próximo ao SE

Nos próximos dias, as chuvas ganham intensidade e abrangência em boa parte do país, com potencial para volumes acima de 100 mm nas próximas 72 horas. Formação de ciclone contribui para tempo severo no Sudeste.

alerta, tempo severo, temporais, granizo
Alerta de tempo severo em boa parte do país devido a ocorrência de temporais, elevados volumes de chuvas e intensas rajadas de vento.

Desde o fim de semana, alertas para condições severas de tempo vêm sendo direcionadas para praticamente todo o país. Apesar de realmente se concretizarem, até mesmo com elevada severidade como os temporais com granizo em Santa Catarina e o tornado no Rio Grande do Sul, os eventos severos ou pancadas de chuva vêm ocorrendo de forma isolada na maior parte do país.

Para os próximos dias, as instabilidades conseguem se organizar melhor e chuvas volumosas, que podem superar os 100 mm em 72h, podem ocorrer principalmente no Paraná e no Sudeste, onde, neste último, o processo de formação de um ciclone extratropical contribui para a ocorrência de tempo severo.

Alertas para a quarta-feira (18)

Ao longo da madrugada, uma região de baixa pressão vem provocando chuvas intensas e temporais no Mato Grosso do Sul, com sua extensão e uma frente fria ajudando chuvas de moderada a forte intensidade no estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Ao longo da manhã, as chuvas continuam, mas perdem intensidade no Sudeste. Já no Mato Grosso do Sul, as instabilidades ganham intensidade e se espalham para o oeste e noroeste do Paraná, atingindo o norte paranaense até o final do período. As chuvas são muito intensas e há elevado potencial para transtornos e podem vir acompanhadas de granizo.

A condição de tempo severo se mantém para o Paraná até a noite, com chuvas diminuindo no oeste a partir do fim da tarde e migrando para o leste do estado e norte de Santa Catarina na forma de temporais. No Mato Grosso do Sul, o tempo instável também continua com chuvas oscilando de intensidade.

Para o restante do país, as chuvas isoladas começam já a partir do início da tarde, ganhando intensidade no decorrer das horas levando potencial para temporais e chuvas volumosas. Com o deslocamento da baixa pressão em direção ao Sudeste, os volumes mais elevados são esperados para o estado de São Paulo. Tempo firme somente no Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina, norte e leste do Nordeste.

Alerta para a quinta-feira (19)

Pela manhã o sistema de baixa pressão se encontra sobre o estado de São Paulo, e chuvas intensas com potencial para transtornos atingem o norte e o centro-leste do estado. Sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro também recebem chuvas de moderada a forte intensidade. Alerta também para rajadas de vento de até 100 km/h no Rio de Janeiro e de 80 km/h no litoral norte de São Paulo, provocadas pela presença da baixa pressão. Na ocorrência dos temporais a intensidade pode ser superior.

No norte mineiro, na porção central do Nordeste e norte do Pará, chuvas de moderada a forte intensidade também ocorrem na primeira parte do dia.

No período da tarde, devido à presença da baixa pressão no leste do Sudeste, as instabilidades se organizam melhor no Centro-Norte do país, deixando em alerta para temporais e chuvas volumosas desde o centro-norte e leste de São Paulo até o norte do Maranhão e o Acre, passando por todo o leste do Sudeste e da Bahia. Para o leste paulista, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a proximidade da baixa pressão proporciona uma condição ventosa e com rajadas de vento em torno de 80 km/h.

Alerta para a sexta-feira (20)

O sistema de baixa pressão evolui para um ciclone extratropical concentrando as chuvas no Centro-Norte do país. Pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade atingem o norte do Espírito Santo, o sul da Bahia e o centro-norte de Minas Gerais, sendo neste último de forma mais isolada, bem como no norte de Goiás, sul do Tocantins e nordeste do Mato Grosso.

A partir do início da tarde, as instabilidade ganham força e se espalham deixando em alerta para fortes temporais e chuvas volumosas o norte mineiro, todo o território baiano, o Espírito Santo, Tocantins, Pará, centro-sul do Maranhão e do Piauí, oeste de Pernambuco, norte do Mato Grosso e de Rondônia, e boa parte do Amazonas. Os maiores volumes são esperados na Região Nordeste e para o Tocantins.

Para o Centro-Sul, o destaque fica para o tempo nublado e com ocorrência de chuva fraca e isolada desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, e principalmente para a sensação de frio em toda a faixa leste, proporcionada pela atuação de uma massa de ar frio ao sul do território gaúcho.