Solastalgia: a saudade de casa quando você ainda está nela

Você já experimentou um sentimento de angústia ou tristeza ao observar o ambiente em que viveu por tantos anos passar por uma mudança física induzida por alguma variabilidade do clima ou pela própria atividade humana? Saiba que esse sentimento tem nome: Solastalgia!

Solastalgia
Solastalgia é uma forma reversa de nostalgia: é a saudade que sentimos de casa ainda estando nela.

Em todo o mundo existem áreas que estão sendo transformadas devido as mudanças do clima e o aquecimento global. Para algumas regiões essas mudanças ainda não são tão perceptíveis, mas para outras são mais concretas e evidentes, trazendo à população local um sentimento de angústia e inquietação ao ver o ambiente onde moram se transformando. Esse sentimento tem um nome, é chamado de Solastalgia!

O termo foi criado pelo pesquisador ambiental e filósofo australiano Glenn Albrecht em 2005 para se referir ao que a população de Nova Gales do Sul, na Austrália, sentia ao ver a paisagem do Vale de Hunter ser alterada drasticamente devido a uma grande mineração de carvão a céu aberto. Albrecht sentiu a necessidade de definir esse sentimento de angústia e preocupação da população que via sua identidade e bem-estar ameaçados pelas alterações que ocorriam no seu ambiente.

Os povos indígenas brasileiros sofrem de solastalgia ao verem o bioma onde habitam alterado por atividades humanas, como o desmatamento e queimadas. Foto: André Coelho/Reuters.

O filósofo então usou como base a palavra “nostalgia”, uma doença já conhecida associada a melancolia da saudade de casa, sofrida principalmente pelos soldados durante as guerras, ou, numa definição mais moderna, o desejo de estar conectado ao passado, num momento em que a pessoa se sente mais “em casa” do que no presente. Porém, as pessoas que o preocupava ainda estavam “em casa”, mas sentiam uma melancolia semelhante aquela causada por uma ruptura de sua identidade psíquica com seu lar.

Essas pessoas estavam sofrendo tanto de transição de lugar imposta quanto de impotência (injustiça ambiental), ao ver aquilo que definiam como casa se transformar e não poder fazer nada em relação a isso. O que faltava a essas pessoas era consolo (solace, em inglês) ou conforto vindo de sua relação com seu lar. Dessa forma o termo solastalgia (solace + nostalgia), foi criado para descrever a dor e angústia sentida ao reconhecer que o lugar onde se reside está sendo alterado fisicamente.

Solastalgia se refere à dor causada pela perda de um local reconfortante. A sensação de desolação que as pessoas sentem, consciente ou inconscientemente, quando sua casa/terra é perdida

Os fatores que causam a solastalgia podem ser tanto naturais quanto artificiais. Extremos climáticos como secas, inundações e erosões podem desencadear a solastalgia assim como atividades humanas como desmatamento, queimadas, guerras, mineração e urbanização.

Embora a solastalgia possa ser sentida por qualquer pessoa que esteja sofrendo pelas mudanças do clima, os povos indígenas são particularmente vulneráveis por possuírem uma conexão profunda com sua terra natal e a natureza que os cerca. Quando a população indígena é destituída de suas terras, o sentimento de nostalgia, a ânsia de voltar ao passado onde a integração com a terra e a conexão com a natureza era valorizada, é uma experiência extremamente dolorosa.

Os Inuit também são um grande exemplo de população que lida constantemente com o sentimento de solastalgia ao verem a região onde vivem mudar drasticamente com o aquecimento do clima. Foto: Darren Calabrese/ The Guardian.

Os povos indígenas brasileiros são um grande exemplo de população que experimentam esse tipo de dor, ao terem os biomas onde residem constantemente atacados por atividades humanas como desmatamento e queimadas, além de observarem a ocorrência cada vez mais frequente de extremos climáticos como as grandes secas e cheias de rios que ameaçam seu estilo de vida e sustento.

Os Inuit, mais conhecidos como esquimós, que vivem nas regiões árticas do Canadá, Alasca e Groenlândia, são um dos povos mais afetados pela solastalgia, já que o Ártico é uma das regiões mais vulneráveis do planeta ao aquecimento do clima. Essa região tem testemunhado grandes extremos nos últimos anos, com variações abruptas de temperatura, precipitação e acúmulo de gelo e neve. Essas mudanças ameaçam diretamente o acesso à terra, água e alimento, consequentemente toda a cultura e identidade do povo Inuit, causando um profundo sentimento de preocupação e tristeza nessa população.