14 estados do Brasil continuam em alerta de chuva intensas nesta terça (4), confira a previsão
O INMET mantém alertas para chuvas intensas e tempestades nesta terça-feira (4), com riscos de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas. Quatorze estados e o Distrito Federal seguem sob aviso de perigo e perigo potencial.

Neste início de novembro, várias cidades do Brasil Central acumularam volumes de chuva superiores a 100 mm em 24 horas, sinalizando o início da estação chuvosa. As chuvas do fim de semana devem continuar nesta segunda-feira (3), ainda não vão cessar: há alertas vigentes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para chuvas volumosas e tempestades também ao longo da terça-feira (4).

A seguir, confira as áreas em risco e a previsão do tempo para esta terça-feira (4), com base no modelo de confiança da Meteored, o ECMWF.
14 estados e o Distrito Federal seguem em alerta
O INMET coloca 14 estados e o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país, sob alerta de “perigo potencial” (áreas em amarelo) e “perigo” (áreas em laranja) para chuvas intensas e tempestades.
O perigo potencial indica condições meteorológicas que podem se tornar arriscadas, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos moderados, exigindo atenção da população e acompanhamento das previsões. Os estados sob esse tipo de alerta são:
- Acre (AC)
- Amazonas (AM)
- Bahia (BA)
- Distrito Federal (DF)
- Espírito Santo (ES)
- Goiás (GO)
- Maranhão (MA)
- Minas Gerais (MG)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Pará (PA)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rondônia (RO)
- Tocantins (TO)
Já as áreas em alerta de perigo representam risco mais elevado de eventos severos, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes (60–100 km/h) e possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas. Os estados afetados são:
- Bahia (BA)
- Distrito Federal (DF)
- Espírito Santo (ES)
- Goiás (GO)
- Minas Gerais (MG)
- Mato Grosso (MT)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Tocantins (TO)
Confira a seguir como essas chuvas vão se distribuir ao longo da terça-feira (4).
Terça-feira: tempestades com acumulados de até 100 mm
Entre a madrugada e o amanhecer de terça-feira (4) a chuva será intensa e na forma de tempestades na Região Norte e também em parte do Sudeste. No centro-oeste do Amazonas as tempestades devem ser mais intensas e com chuva mais volumosa.
De fato, há alerta para chuva diária extrema sobre esta região, como indica o índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF. Este índice destaca áreas onde a previsão diária difere muito do que normalmente o modelo prevê.

Entre o final da manhã e a tarde de terça-feira (4) as tempestades ganham força e se espalham numa faixa com orientação noroeste-sudeste, abrangendo as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e também parte do Nordeste.

Embora haja potencial de severidade ao longo de toda a área destacada em amarelo e vermelho no mapa acima, com chuvas fortes, rajadas de vento e raios, as regiões Norte e Sudeste devem ter as chuvas mais intensas, principalmente a partir da tarde.

De acordo com o ECMWF, a chuva acumulada ao longo da terça-feira (4) será maior entre Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, no norte do Amazonas, onde pode ultrapassar os 100 mm. Nas demais áreas, os valores variam entre 50 e 80 mm.

A população de Goiás, Minas Gerais e São Paulo deve permanecer em alerta, pois os acumulados entre 80 e 100 mm desde o fim de semana, somados à previsão de novas chuvas, aumentam o risco de alagamentos e inundações.