Esta semana, presenciaremos o pico da onda de calor. Previsões indicam que temperaturas históricas poderão ser registradas em boa parte do Brasil, com máximas de até 45°C, o que configura em até 10°C acima do normal para novembro.
Esta semana, presenciaremos o pico da onda de calor. Previsões indicam que temperaturas históricas poderão ser registradas em boa parte do Brasil, com máximas de até 45°C, o que configura em até 10°C acima do normal para novembro.
A atuação de sistemas de precipitação na Região Sul combinada com as temperaturas elevadas traz um elevado potencial de chuvas intensas e de tempestades severas. INMET já emitiu avisos. Confira os detalhes da previsão.
Um novo episódio extremo de precipitação ameaça a Região Sul nos próximos dias. Tempestade severas e chuvas intensas começam neste fim de semana e se estendem até o início da próxima semana. Os acumulados podem chegar aos 300 mm!
Uma onda de calor ocasionará temperaturas máximas diárias entre 40ºC e 45ºC nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e pode durar até duas semanas, representando um risco significativo à saúde.
Um período mais seco e quente se estabelece nos próximos dias em boa parte do Brasil, com chuvas na Região Sul e no oeste do país. As temperaturas podem ficar em torno dos 40°C em várias localidades.
O tempo firme continua na próxima semana em boa parte do centro-sul do Brasil, sem alertas para os riscos de eventos extremos. No entanto, a partir da quarta-feira, o tempo volta a ficar instável em parte da Região Sul.
Neste fim de semana uma massa de ar frio baixa as temperaturas em parte do centro-sul do Brasil, trazendo um cenário contrastante ao observado nas últimas semanas nas regiões Sul e Sudeste.
As tempestades severas causadas pelo ciclone durante o dia de finados podem trazer acumulados de chuva superiores a 100 mm e rajadas de vento de 100 km/h ao longo dos próximos dias.
Extremos no Brasil: chuva intensa na Região Sul e seca nas regiões Norte e Nordeste! Qual será o prognósticos para Novembro e Dezembro? O El Niño ainda tem forças para atuar?
Previsões indicam tempestades severas especialmente no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Acumulados podem chegar a 250 mm de chuva.
O plantio da safra verão 23/24 começou apenas em áreas irrigadas no Nordeste, deixando grande parte das áreas agrícola sob forte risco de quebra de safra por conta da estiagem gerada pelo El Niño. Isso vai mudar?
Tempestades se formarão ao longo de toda a semana, como resultado da passagem de uma frente fria e da formação de um ciclone. Acumulados totais podem chegar a 150 mm até sábado (04).