O clima seco e muito quente foi o grande causador de queimadas expressivas no Brasil durante o segundo semestre de 2023. O El Niño continua presente, mas as chuvas podem retornar em dezembro e diminuir os incêndios.
O clima seco e muito quente foi o grande causador de queimadas expressivas no Brasil durante o segundo semestre de 2023. O El Niño continua presente, mas as chuvas podem retornar em dezembro e diminuir os incêndios.
Previsões indicam que as próximas semanas serão de temperaturas moderadas e chuva regular em todo o Sudeste, mas há chance de novas ondas de calor em Dezembro.
O clima tem castigado muitas cidades do sertão de Pernambuco sob influência do fenômeno El Niño, que além de gerar uma longa seca, tem deixado as temperaturas muito elevadas.
O verão está batendo na porta! Novembro foi marcado por altos acumulados de precipitação na região Sul e permanência da seca no Norte do país. E qual a expectativa para os próximo meses? Confira!
Chuvas continuam nos próximos dias e os eventos mais intensos e volumosos retornam para as regiões Sul e Sudeste. Há risco de tempestades e de chuvas de até forte intensidade. INMET emitiu avisos de risco moderado.
Com a mudança do padrão atmosférico sobre o Brasil, as chuvas e tempestades têm retornado gradualmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. As previsões indicam que as chuvas deverão permanecer e se intensificar nos próximos dias.
Novo alerta do INMET foi emitido para mais episódios de eventos extremos de chuva no Sul do Brasil devido a chegada de mais uma frente fria. Volume de chuva pode passar dos 100 milímetros.
O verão brasileiro se iniciará no mesmo momento em que o fenômeno El Niño atingirá seu pico máximo de intensidade. Dessa forma, há uma grande probabilidade do Brasil sofrer com novas ondas de calor na nova estação.
A atuação de uma massa de ar frio proporcionou dias de tempo mais firme em boa parte da Região Sul. Nesta semana, as chuvas intensas e as tempestades severas retornam para os estados do Sul do Brasil.
Mudança de padrão começou e chuvas passaram a se concentrar mais no centro-norte do Brasil, com risco de tempestades para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e até mesmo no Nordeste.
O tão esperado fim da onda de calor chegou! A chegada de uma frente fria no Sudeste e Centro-Oeste deve mudar o tempo drasticamente, então atenção para o risco de tempestades nestas regiões! Região Sul continua em alerta para acumulados de até 180 mm.
Enquanto tempestades severas continuam se formando na região Sul ao longo dos próximos dias, uma frente fria pode quebrar o bloqueio durante o fim de semana, fazendo as temperaturas caírem no Sudeste e no Centro-Oeste.